Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Temporais de chuva forte e granizo causam estragos na região.

Publicada em 07/09/2021

  • Temporais de chuva forte e granizo causam estragos na região.

À noite, na segunda-feira, fortes temporais de granizo com pedras de gelo de diâmetro maior atingiram municípios do Noroeste e do Alto Jacuí.

Panambi foi atingida por uma chuva de granizo que deixou várias casas destelhadas pelas pedras de gelo, algumas do tamanho de um ovo de galinha. A Zona Sul da cidade foi a mais atingida. A queda do granizo ocorreu por volta das 21h30 e até por volta dos 0h30min desta terça-feira (07), de acordo com a Defesa Civil, em torno de 60 pessoas haviam comparecido para retirada de lonas. O balanço dos prejuízos inclusive se a zona rural também foi atingida deve ser feito pela Defesa Civil ao decorrer da terça-feira (07). Não há registro de nenhuma pessoa ferida.

Outro munício atingido pela forte chuva de granizo desta segunda foi Pejuçara, por volta das 20 horas. A prefeita, Flaviana Brandemburg Basso, disse para a RPI que o Executivo não recebeu pedido de ajuda, portanto, acredita que os estragos em telhados de imóveis foi mínimo. Algumas lavouras tiveram grandes prejuízos. Especialmente em áreas da região norte do munícipio, há lavouras de trigo e aveia com perdas de 70% a 80%, ou até destruição total.

A cidade de Ijuí também foi fortemente atingida com a queda de granizo que veio acompanhada de vento e chuva forte, por volta das 21h35 e teve duração de cerca de 4 minutos. Centenas de casas acabaram destelhadas o que levou a Defesa Civil a distribuir lonas para a população atingida. Os bairros mais atingidos foram o Tiaraju, Pindorama e São Paulo. A prefeitura Municipal de Ijuí decretou situação de emergência na manhã desta terça (07). Algumas áreas de trigo e aveia tiveram perda total. 

Segundo a MetSul Meteorologia as áreas de maior risco de tempo severo ao longo desta terça no Rio Grande do Sul são parte do Oeste, a Campanha, o Centro do Estado, o Sul gaúcho, os vales, e o Leste do Estado que inclui a Grande Porto Alegre, o Litoral e a Serra Gaúcha.

No Noroeste e no Norte gaúcho, ao contrário, que estarão sob a influência do ar muito quente ao Norte da frente quente, o sol aparecerá com nuvens em parte deste feriado e o dia será de muito calor com excessivo abafamento, o que não permite se afastar chuva ou granizo isolados com algumas nuvens localizada mais carregada, mas na esmagadora maioria dos municípios destas regiões a chuva somente chega na quarta com uma frente fria.

Na quarta, 08, um ciclone extratropical se forma na região de Buenos Aires e vai dar origem a uma frente fria. A frente quente entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul se converte em fria à medida que passa a ser impulsionada não mais por ar quente e sim por ar frio e atravessa o estado gaúcho no decorrer do dia com chuva e temporais, sendo o risco de vento forte a maior preocupação. No Oeste e no Sul, a chuva pode ser intensa no começo da quarta.

Informações: Rádio Progresso de Ijuí; Rádio Sul Brasileira e MetSul Meteorologia.

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface