Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SDR e Emater promovem curso sobre criação de abelhas sem ferrão

Publicada em 03/09/2021

  • SDR e Emater promovem curso sobre criação de abelhas sem ferrão

A Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promoveram na terça, 31, o primeiro módulo do curso sobre Meliponicultura- Criação de Abelhas Sem Ferrão (ASF), com a participação do Assistente Técnico Regional, Antônio Altíssimo. O curso foi ministrado no Horto Florestal Municipal e contou com a participação de meliponicultores do Grupo Jataí Cruz Alta.

Foram abordados aspectos básicos da criação de ASF e confeccionadas iscas para a captura das abelhas nativas na natureza. Nos próximos meses acontecerão mais dois módulos do curso, envolvendo temas como transferência e divisão de enxames, caixas para criação, alimentação das abelhas, entre outros.

Segundo a Engenheira Agrônoma da Emater, Larissa Reis, a ideia do curso é trazer conhecimento para os iniciantes e aprimorar aqueles que já são criadores, além de oportunizar um espaço para a troca de experiências.

As abelhas nativas sem ferrão são extremamente importantes para o meio ambiente e sua criação estimula a preservação. “Quanto mais as pessoas conhecerem as abelhas sem ferrão, mais poderão ajudar na sua preservação” explica Larissa.

A Engenheira Agrônoma salienta que a procura por informação sobre ASF têm crescido muito, já que elas são inofensivas, podendo ser criadas nas casas e, inclusive, por crianças. “Em nossa região, a maioria das pessoas têm a criação de abelhas sem ferrão como hobby, podendo em alguns casos se tornar fonte de renda tanto pela comercialização de mel quanto de colmeias” comenta Larissa.

A espécie de ASF mais conhecida é a Jataí, porém no RS existem cerca de 20 espécies nativas, incluindo diversas mirins, tubuna, canudo, iraí, mandaçaia entre outras. O mel de cada espécie tem um sabor específico, o que vem sendo ainda mais explorado pela culinária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Confira outras imagens

  • SDR e Emater promovem curso sobre criação de abelhas sem ferrão
  • SDR e Emater promovem curso sobre criação de abelhas sem ferrão
CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface