Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Lançado o programa de Incentivo ao Planejamento Familiar e à Saúde da Mulher

Publicada em 26/08/2021

  • Lançado o programa de Incentivo ao Planejamento Familiar e à Saúde da Mulher

Na manhã da quarta-feira, 25, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, foi feito o lançamento do Programa de Incentivo ao Planejamento Familiar e à Saúde da Mulher no município de Cruz Alta, cujo objetivo fundamental é disponibilizar orientações, ações preventivas e educativas, visando a garantia ao acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade da mulher e do casal.


“Desta forma, garantimos o emponderamento e a decisão da mulher sobre quando e sob quais circunstâncias deseja tornar-se mãe”, comenta a Secretária Municipal de Saúde, Daura Westphalen.


O projeto, a nível de estado, é de autoria do Deputado Estadual, Médico e Advogado, Thiago Duarte e no município, tem como autores os vereadores Paulo Viecilli e Cristiano Viana. O programa também conta com a colaboração do Profissional Médico Técnico. Dr. Ricardo Severo, responsável pela execução dos procedimentos ambulatoriais do método contraceptivo intradérmico.


Daura salienta que o planejamento familiar é o conjunto de ações que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança, e que permite às mulheres e aos homens escolherem quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre seus nascimentos, bem como o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais e culturais, conforme seus princípios e necessidades.


Para a Secretária, através deste programa, a saúde da mulher tem um ganho significativo, pois poder contribuir na qualificação da assistência nos atendimentos da saúde da mulher, especificamente no planejamento familiar, é de suma importância. “Para que isto se efetive, é preciso manter a oferta de métodos anticoncepcionais na rede pública de saúde, e contar com profissionais capacitados para auxiliar a mulher a fazer sua opção contraceptiva em cada momento da vida”, finaliza Daura.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface