Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanha de vacinação contra a influenza encerra na próxima semana

Publicada em 25/08/2021

  • Campanha de vacinação contra a influenza encerra na próxima semana

A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada em abril, encerra na terça-feira (31). A imunização, desde julho, está liberada para população acima de seis meses de idade. Em Cruz Alta, segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, a vacinação ocorre nas vinte e uma Estratégias de Saúde da Família e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. É preciso levar documento com foto e a carteira de vacinação.


A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza, entretanto, não protege contra o Coronavírus. Apesar de a vacina não ter eficácia contra o vírus, a imunização ajuda os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos com o da gripe.


“Quem desejar ser vacinado, pode procurar uma unidade de saúde para receber a dose contra a influenza. Neste momento de pandemia, além da vacina contra a Covid-19, é fundamental fazer a vacina contra a gripe, liberada para a população a partir dos seis meses de idade”, diz Joice.


Covid-19


A pessoa que foi imunizada contra a Covid-19 precisa aguardar pelo menos 14 dias após a primeira dose da vacina para ser vacinada contra a Influenza.


As pessoas que apresentarem sintomas (febre, dor no corpo e falta de ar) não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para Covid-19, é necessário aguardar 30 dias após o início dos sintomas para que a imunização seja aplicada.


A doença     

Joice salienta que a influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, altamente contagiosa que afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Ocorre durante todo ano em nosso país, sendo mais comum no outono e no inverno, quando as temperaturas baixam, e as pessoas tendem a ficar por mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a transmissão viral. “Por isso, a importância de se vacinar contra a gripe / influenza”.


Ela lembra que a vacina é segura, deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas do vírus influenza, e não tem efeitos colaterais. “Em pessoas com outras doenças existentes como diabetes e insuficiência cardíaca, o quadro gripal pode se agravar, podendo levar a uma pneumonia, situação em que muitas vezes, pode ser fatal”.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface