Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Sábado tem programação comemorativa à Semana da Pessoa com Deficiência

Publicada em 25/08/2021

  • Sábado tem programação comemorativa à Semana da Pessoa com Deficiência

Em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, a Prefeitura de Cruz Alta, através das Secretarias e Coordenações, em parceria com as Associações das Pessoas com Deficiência, organizaram para o próximo sábado, 28, uma atividade com extensa programação que inicia às 8h30min, em frente à Prefeitura. Em caso de mau tempo, ela será transferida para o dia 4 de setembro, sábado. O objetivo é destacar o valor da data e também inserir no calendário de comemoração aos 200 anos do município.


A ação que visa fomentar na comunidade o conhecimento e a participação nos temas da acessibilidade plena e inclusão, estende-se durante todo o dia, com a participação de várias entidades e o desenvolvimento das seguintes atividades: Dança Silenciosa com o Grupo de Autistas; Visita ao Museu da Intendência via Acessibilidade Adaptada; Torneio de Xadrez- ADEVICA; Adoção de Floreira pela ADECA; Passeio Histórico em Benjamin Nott; Apresentações artísticas dos alunos do CIEP, Escola Santo Antônio e artistas com Deficiência; Atividades de relaxamento e incentivo das modalidades, e apresentação do Grupo teatral Máschara.


Conforme a Prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto, entre as pautas defendidas pelo atual governo, estão a garantia de políticas públicas explícitas e vigorosas de acessibilidade e inclusão. “Acreditamos que é possível criar condição para que as pessoas, independentes das suas diferenças, tenham efetivados seus direitos”. Segundo a Prefeita Dra. Paula, melhorias nos passeios e vias públicas para a adequada locomoção, e o novo Centro de Atendimento Acolher que fará o atendimento e acompanhamento do transtorno do espectro autista, são ações reais da importância da inclusão.


Para o Produtor Cultural, Cléber Lorenzoni, um dos responsáveis pela organização do evento, é importante levar a conhecimento da comunidade, dos segmentos e instituições, a temática sobre as diversas nuances e áreas que compõe a dinamicidade das deficiências. “A Administração Pública tem voltado sua atenção para esta tão importante pauta, através do desenvolvimento de ações referentes a Acessibilidade Plena e a Inclusão”.


Cléber comenta que as áreas da Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Desenvolvimento Social, Cidadania, entre outras, vêm elaborando em seus cronogramas ações que contemplem a inclusão. “A humanidade está cada vez mais indo contra o preconceito, e a inclusão, fortalecendo-se, com a empatia dando passos para que logo se torne regra”.


Para a Secretária de Saúde, Daura Westphalen, a atividade é de suma importância, ofertando proteção social e possibilitando autonomia dos cidadãos, considerando que as pessoas com deficiências são prioridades nas políticas públicas. Daura salienta que estes espaços públicos de uso coletivo não podem mais ser excludentes, mas, sim, devem garantir a acessibilidade ao meio físico, ao transporte, a comunicação, educação e a informação, sem exceção.


Isto, segundo a Secretária, possibilitará aos deficientes usufruir de seus direitos em equiparação de oportunidades. “Estas políticas, buscam inclusão e a plena participação destas pessoas na vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais”.


SOBRE A SEMANA NACIONAL


Instituída pela Lei nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é comemorada anualmente de 21 a 28 de agosto. O objetivo é que nesta semana, sejam desenvolvidos conteúdos de conscientização sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social deste segmento populacional como forma de informação e valorização das potencialidades das pessoas com deficiência.


POP ROCK 105.1
prumo condominios
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface