Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta segue sem registrar casos de Dengue em 2021

Publicada em 24/08/2021

  • Cruz Alta segue sem registrar casos de Dengue em 2021

Em meio a pandemia de coronavírus, uma boa notícia. O município de Cruz Alta segue sem nenhum caso confirmado de dengue, em 2021. Desde a última atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, o RS tem 10.826 casos suspeitos da dengue no Estado, com 6.962 casos confirmados, sendo 6.760 casos autóctones, ou seja, contraídos no território gaúcho. Em relação aos demais municípios do Estado, Cruz Alta tem situação controlada, mas não deve deixar de se cuidar, explica Adelita Lopes, profissional da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. 


Ela lembra que, neste momento de pandemia, as pessoas podem aproveitar o tempo maior em casa, para manter o pátio limpo. “A população também tem responsabilidade com o cuidado do seu entorno para evitar que o mosquito se prolifere. Com a queda das temperaturas e dias mais frios, a circulação do mosquito Aedes Aegypti acaba diminuindo, mas não desaparece totalmente. Desta forma, os cuidados para evitar a proliferação de larvas, devem ser mantidos".


MEDIDAS DE PREVENÇÃO


Adelita pede para que as pessoas recebam os agentes de endemias em suas residências. Eles vêm trabalhando com todas as medidas preventivas em relação ao coronavírus. “Os agentes orientam a população quanto a destinação correta dos recipientes em desuso”. Ela também explica sobre o quanto é fundamental a população desfazer-se de maneira correta do lixo, onde os mosquitos também se proliferam. “Lembro que, potinhos, embalagens de alimentos e latas, por exemplo, são possíveis locais onde a água pode ficar parada, transformando-se em eventuais criadouros do Aedes Aegypti”.


Para evitar o aparecimento de focos do mosquito é importante: Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; Manter as piscinas limpas mesmo no inverno; Retirar a água dos pratos de plantas; Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas; Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.


A dengue manifesta sinais que muitas vezes se confundem com outras doenças, como resfriado ou gripe, mas sem coriza. Existe o chamado período de incubação da doença, ou seja, a pessoa não fica doente logo após ser picada. Em geral, começa a sentir os sintomas em 3 a 15 dias, e entre os principais, estão: febre alta, dores musculares, nas articulações e atrás dos olhos, dor de cabeça, manchas avermelhadas, cansaço, mal-estar e perda de apetite.


Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3324 3600 ou em uma Estratégia de Saúde da Família mais próxima.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface