Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cartão SUS é realizado em todas as ESFs do município

Publicada em 23/08/2021

  • Cartão SUS é realizado em todas as ESFs do município

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS, atende a uma demanda histórica da saúde no Brasil. Tem como objetivo fundamental a identificação individual do usuário do SUS e o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados pelo sistema de saúde, onde quer que eles aconteçam, através do acesso a uma Base Nacional de dados de saúde do cidadão. É o instrumento de informatização necessário para a organização da Rede de Atenção à Saúde e de Gestão do SUS em todo o país.

Nilo Neto, Servidor do SUS, salienta que o cartão pode ser feito em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município.  Para encaminhar a confecção do cartão, as pessoas devem procurar a ESF de sua área de residência, tendo em mãos um único documento pessoal contendo foto e CPF (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), e um comprovante de residência. Para crianças, o documento a ser apresentado é a Certidão de Nascimento. 

A segunda via também é feita nas ESFs. Naquelas situações de perda do cartão, o usuário deve ir a sua ESF e solicitar o mesmo que será impresso e entregue ao paciente. Também existe a opção de baixar o aplicativo do cartão SUS (ConecteSUS), no Play Store.

Nilo ressalta que o usuário, deve sempre portar seu cartão, pois ele é importante para seu atendimento em qualquer estabelecimento de saúde pertencente ao SUS (público ou privado, conveniado ou contratado). “Apesar da recomendação de sempre portar o cartão para que o atendimento seja agilizado e de melhor qualidade, qualquer pessoa será atendida em um serviço de saúde do SUS, independentemente de estar ou não com o cartão, ou de estar cadastrada no sistema”.

Na vacinação contra a Covid-19, o cartão é solicitado para facilitar a identificação e a inserção dos dados da vacinação do paciente no sistema, mas não há obrigatoriedade em sua apresentação. “É fundamental reforçar que, a não apresentação dele, não impedirá a pessoa de tomar a vacina”.

Mais informações poderão ser adquiridas na ESF pertencente ao usuário do SUS.



Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

CLARO
prumo condominios
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface