Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta comemora os 200 anos com chama crioula e shows itinerantes

Publicada em 18/08/2021

  • Cruz Alta comemora os 200 anos com chama crioula e shows itinerantes

Nesta quarta-feira, às 10h, a chama crioula da Semana Farroupilha será gerada em Cruz Alta. O evento vai contar com a presença do Presidente do MTG, Manuelito Carlos Savaris e será transmitido pela página da prefeitura no Facebook. Segundo a Coordenadora Municipal de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, Shana Reis, a solenidade que ocorre em frente à Prefeitura terá a participação de uma mulher gaúcha representando Anita Garibaldi, que neste ano comemora o seu bicentenário.


A chama crioula ficará guardada em Cruz Alta, até a Semana Farroupilha. “É um evento muito importante para Cruz Alta, que terá o seu primeiro ato tradicionalista no município. Temos entidades com mais de cem anos, que são essenciais para a tradição gaúcha e este evento só tem a contribuir para valorizar e fortalecer o significado da história do nosso Estado e município”.


PROGRAMAÇÃO


10h- Recepção das autoridades e convidados;


10h30min- Abertura do evento e encenações do tema e subtema da Semana Farroupilha 2021;


11h- Geração da Chama Crioula;


11h30min- Entrega da Chama Crioula para o Piquete de Cavaleiros das entidades de Cruz Alta;


12h- Almoço para autoridades e convidados.


SHOWS ITINERANTES


Espalhando diversão, neste dia em que Cruz Alta comemora os seus 200 anos, a Caravana de Aniversário irá percorrer os bairros da cidade, levando muita alegria, das 14h às 18h. Segundo o Produtor Cultural, Cléber Lorenzoni, a ideia desta atividade partiu da Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, de levar os shows não somente até a região central da cidade, mas também aos bairros. Serão quatro caminhões itinerantes. Um deles é o “Abre alas do Carnaval”, organizado pela Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta-LESCA, levando ao público muito samba e o segundo, é a “Charanga de Aniversário”, do Grupo Teatral Máschara, com vinte e cinco palhaços, dançando e cantando.


“Primamos também pelo embelezamento destes caminhões, pois desejamos que o público, em casa, além de ouvir música, sinta vontade de tirar fotos, tendo um efeito visual muito bonito”.


Outros dois caminhões- Carreta Musical e Ritmos sobre rodas- levarão bandas que mesclam os mais variados tipos musicais, desde o gospel, rock, pop, etc.


 


APRESENTAÇÃO DO CLIPE 200 VOZES


Às 19h desta quarta-feira, em frente à Prefeitura, a programação contará com a apresentação da Banda da AD/3 e shows com artistas locais. As atrações serão transmitidas por meio de uma live, através da página oficial do Facebook da Prefeitura.


Na oportunidade, também será apresentado ao público, o clipe 200 vozes, um projeto idealizado pela Coordenadoria de Cultura e pelo músico, Edu Novakoski. De acordo com Shana, serão duzentos músicos cruzaltenses, com instrumentos de estilos variados entre sertanejo, rock, fandango, nativismo, gospel, etc, cantando em uma só voz, Terra Saudade, uma música que é o hino nativista da cidade e que muito representa a nossa história. “Considerando o atual momento de pandemia em que vivemos e não podemos realizar grandes shows, encontramos uma maneira de reunir todos os nossos talentos locais”.


Outra proposta deste trabalho, é mostrar os principais pontos históricos que fazem parte desta longa trajetória de Cruz Alta. “ As gravações que, levaram alguns meses para serem finalizadas, foram feitas dentro da cidade em movimento, mostrando Cruz Alta na realidade do seu dia a dia. Será um material marcante para a nossa história, além, é claro, de levar até o público diversos talentos cruz-altenses. Este é um presente da Administração Municipal para Cruz Alta”.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface