Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Hemocentro comemora 19 anos de atividades na quinta-feira

Publicada em 17/08/2021

  • Hemocentro comemora 19 anos de atividades na quinta-feira

Na quinta-feira, dia 19, o Hemocentro Regional de Cruz Alta que, atende a treze municípios da região completa dezenove anos de atividade. Para comemorar a data, segundo a Coordenadora, Angélica Trentini, será oferecido um lanche especial para os doadores. “Este é um serviço extremamente importante para Cruz Alta e região”. Seguindo todos os protocolos sanitários em relação a Covid-19, o Hemocentro vem trabalhando com sistema de agendamento de doações, que pode ser feito via contato telefônico (3326 3168). As coletas são efetuadas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h00min. “Aproveitamos esta data especial para convidar os doadores para que venham fazer a sua doação”.

Angélica lembra que os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto. Homens podem fazer quatro doações anuais e mulheres, três. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para o sexo masculino e de três para o feminino.

As pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 podem doar sangue, no entanto, existem algumas recomendações que os interessados em fazer a doação, devem seguir.  O objetivo é proteger o doador, o receptor e a qualidade do sangue. As orientações são do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ela explica que, pessoas que tomaram a vacina Pfizer devem aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Já aqueles que receberam a AstraZeneca-Oxford-Fiocruz também devem esperar sete dias. Quem tomou a Coronavac-Sinovac-Butantan deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose. “São vacinas que utilizam metodologias diferentes, por isso os intervalos também são diferenciados. O ideal é que o doador apresente comprovante que indique qual vacina foi recebida. Se houver reação após a vacina, é importante que o voluntário doe após sete dias do desaparecimento dos sintomas”

CAMPANHA INCENTIVA A DOAÇÃO DE SANGUE

Em junho, foi lançada no estado do Rio Grande do Sul, a campanha de doação de sangue Doar é Viver para incentivar a reposição de estoques de sangue em toda a rede pública de hemocentros do Rio Grande do Sul (Hemorrede). Os estoques de sangue estão “críticos” em todas as regiões do Estado, especialmente os tipos O+ e O-.

Integram a Hemorrede oito instituições, estando entre elas, o Hemocentro Regional de Cruz Alta que, passa a participar da campanha, a partir do dia 25 de agosto. “Esperamos sensibilizar a população quanto à necessidade de mantermos sempre os estoques de sangue altos, aumentando a adesão dos doadores”.

Cada pessoa que for até o hemocentro a partir da respectiva data, ganhará uma semente da árvore moringa, representando a Árvore da Vida, simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade. “Quando o doador plantar a sua árvore e acompanhar o crescimento, irá se recordar das vidas que salvou com esse gesto tão simples".

Quem quiser doar e tiver dificuldade de chegar ao hemocentro poderá manifestar o interesse por transporte no site da Secretaria Estadual de Saúde. Os organizadores irão avaliar e tentar ajudar.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3326 3168. O Hemocentro está localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1445.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface