Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Inscrições para a 36 ª Coxilha Piá e Piá Taludo podem ser feitas até o dia 30

Publicada em 15/08/2021

  • Inscrições para a 36 ª Coxilha Piá e Piá Taludo podem ser feitas até o dia 30

Até o dia 30 de agosto, estão abertas as inscrições para a 36 ª Coxilha Piá e Piá Taludo que, acontece nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório Prudêncio Rocha da Casa de Cultura Justino Martins. Este ano, em virtude da pandemia de Covid-19, o evento ocorre no mês dos festejos farroupilhas, separadamente da tradicional Coxilha Nativista, realizada no final do mês passado. Voltada para jovens até 17 anos, a inscrição deve ser feita somente via digital, através do e-mail: 36coxilhapia@gmail.com. Segundo a Coordenadora Municipal de Cultura, Shana Reis, não serão aceitas inscrições por meio físico.


 


Cada intérprete poderá inscrever-se com até 02 (duas) composições, sendo que poderá ser classificada apenas 01 (uma) entre elas. Serão aceitas inscrições de composições identificadas como gênero nativista do Rio Grande do Sul, podendo ser composição inédita ou de autoria própria, inclusive.


 


Shana salienta que a triagem das músicas está marcada para os dias 04 e 05 de setembro, conforme previsto pelo regulamento. “Ao completar 36 anos, a Coxilha Piá irá abrir, mais uma vez, espaço para a futura geração da música nativista do Rio Grande do Sul”.


 


O Concurso de interpretação vocal, será realizado em duas faixas de idade ou categoria:


· Categoria Piá: até 13 anos de idade;


· Categoria Piá Taludo: de 14 anos de idade até os 17 anos.


 


O fator determinante da participação do intérprete na categoria, é exclusivamente a idade, independente do seu nível anterior de qualificação, desde que pré-selecionado para o evento. “Só será considerada, para efeito de julgamento, a interpretação, do Intérprete principal”.


 


A 9ª Região Tradicionalista será parceira nesta edição da Coxilha Piá, uma forma de incentivar o tradicionalismo gaúcho e a formação da personalidade das crianças com base nos valores cultuados através dos Centros de Tradições Gaúchas. “A Coxilha Piá também tem em seus valores, o espírito do cooperativismo, visto ser do convívio coletivo de crianças, jovens e suas famílias. Com esta parceria, incluiremos a tradicional Coxilha Piá no circuito de atividades que a Região Tradicionalista possui, buscando atrair esses jovens talentos para participar com suas representatividades neste grande evento nativista”.


SOBRE A COXILHA PIÁ E PIÁ TALUDO


A Coxilha Piá e Piá Taludo foi criada em 1985 para incentivar crianças e jovens a arte da interpretação musical e revelar novos talentos para o movimento nativista gaúcho. A Coxilha Nativista foi pioneira na criação deste importante espaço, e esta semente plantada gerou frutos, pois, atualmente, muitos nomes consagrados dos festivais do Rio Grande do Sul saíram da Coxilha Piá. Nomes como o saudoso Arthur Bonilla, Germano Fogaça, Teiva e Taine Schettert, Shana Muller, Ângelo Franco, e Juliana Spanevello, são artistas filhos do palco da Coxilha Piá, comprovando a importância deste evento para o cenário da música do Rio Grande do Sul.


 


“Todos os anos, convergem para Cruz Alta crianças e adolescentes de diferentes partes do estado e fora dele. São os pequenos com suas famílias, dedicados à cultura gaúcha”.


 


A Coxilha Piá tem por objetivo incentivar o jovem artista a participar dos eventos nativistas, permitindo a exteriorização, perante o público, de suas potencialidades, em termos de arte musical nativista, além de buscar a preservação de nossos valores de origem, temas, ritmos, usos e costumes, manifestando-os no presente e projetando-o através dos tempos, propiciando a experiência e o intercâmbio artístico-cultural entre os participantes comprometidos com sua época e com os valores que irão permanecer como característica que define o Rio Grande do Sul de hoje e sempre, premiando os participantes no campo específico da interpretação vocal da música nativista, que melhor atenda aos propósitos do projeto Coxilha Piá, em sua 36ª Edição.

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface