Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Rede municipal de ensino adere ao Programa de Educação Ambiental

Publicada em 13/08/2021

  • Rede municipal de ensino adere ao Programa de Educação Ambiental

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação vêm trabalhando para que o projeto “Campo Limpo” seja implantado no município de Cruz Alta. Na última terça-feira, dia 10, estiveram reunidos o Secretário Municipal de Educação, Moacir Marchesan Júnior; o Coordenador de Meio Ambiente, Carlos Eduardo Gutierrez; Agente de defesa ambiental, Lidiane Deboni e a representante do inpEv-Operações, Lírica Vieira para tratarem sobre a adesão ao programa, em 2022, em todas as escolas municipais para 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

A ação de educação ambiental, é desenvolvida pelo inpEv, uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos. Com foco na responsabilidade compartilhada e reconhecendo a importância de conscientizar as futuras gerações, o inpEV investe, continuamente, em ações de educação ambiental, dentre elas o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo.

Esse programa busca apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, através da distribuição de kits de educação ambiental para escolas. Os materiais dão suporte em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Desde 2019, os conteúdos pedagógicos estão alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e trabalham os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Todas as escolas receberão kits de educação ambiental, distribuídos pelo inpEV, e contarão ainda, com recursos pedagógicos digitais, como cards e games, que poderão ser usados para desenvolver as atividades de forma remota. O conteúdo trabalhado com os alunos, será o conceito de Economia Circular com foco na responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos.

Além disso, os professores passarão por um curso de formação a distância, ofertado no site do inpEV, sobre o tema da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos, com conteúdo conceituais e práticos baseados no kit PEA para serem aplicados nas escolas.

O programa irá conscientizar tanto alunos, como professores, sobre a temática dos resíduos sólidos. Para que todos possam perceber o impacto causado pelo descarte não responsável, incentivando a produção e o consumo consciente para um futuro sustentável.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface