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Ouvidoria Municipal do SUS aumenta canais de acesso para o cidadão

Publicada em 29/07/2021

  • Ouvidoria Municipal do SUS aumenta canais de acesso para o cidadão

Para facilitar o acesso dos cidadãos que desejam registrar demandas, a Ouvidoria Municipal do SUS possui agora mais um canal de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Além do telefone, formulário web e atendimento presencial, o usuário também pode entrar em contato pelo WhatsApp, através do número (55) 3324-2089. Na Ouvidoria, que é um canal de comunicação entre o usuário do SUS e os gestores de saúde, é possível registrar reclamações, sugestões, solicitações, denúncias e elogios. “O mais importante de fazer o registro da demanda junto a Ouvidoria é que, o cidadão, sempre terá resposta sobre suas solicitações”, explica o Ouvidor Municipal, Nilo Neto.

Nilo salienta que o usuário não precisa ter receio de sofrer algum prejuízo ao se identificar pelo WhatsApp, pois, se assim solicitar, é assegurado o sigilo dos seus dados. “Ou, se preferir realmente não informar sua identidade, também é possível fazer denúncias de forma anônima, mas nesse caso a pessoa terá que entrar em contato novamente conosco para receber as informações sobre o encaminhamento do seu protocolo”. Conforme Nilo, é preferível que o cidadão se identifique, já que em muitos casos, isto facilita a resolução das demandas.

O Sistema Único de Saúde abrange em Cruz Alta 21 ESFs, que contam com Enfermeira chefe, médico, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, recepcionista e os agentes comunitários de saúde. Abrange também outros locais de saúde, como o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Saúde da Mulher e da Criança (CSMC), a Unidade Móvel, a Farmácia Municipal, e programas de Saúde como o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), o a Infância Melhor (PIM), a Política de Saúde do Idoso, o Núcleo municipal de educação e saúde coletiva (Numesc) e Práticas integrativas do SUS (PICS).

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Nilo explica que a proposta do serviço é qualificar o atendimento aos usuários. Nesse sentido, a equipe tem se esforçado em dar respostas rápidas às demandas, uma vez que a população demonstra ansiedade por causa da Covid-19. “Muitas questões são resolvidas imediatamente, mas outras exigem direcionamento de profissionais. Mas, conseguimos dar esse retorno em um ou dois dias, no máximo, porque sabemos que na área da saúde, as respostas precisam ser agilizadas”. 

CANAIS DE ATENDIMENTO:

Ouvidoria Municipal do SUS

• Telefone e Whatsapp: (55) 3324-2089

•Telefone 0800: 0800 642 8487

• Presencial: Rua Pinheiro Machado, 1437, Centro, Cruz Alta

Horário: 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira

• Formulário Online: https://saude.rs.gov.br/ouvidoria

Ministério da Saúde:

• Disque Saúde: 136 Horário: 24h/dia


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

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(55) 3322-7222

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