Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura adquire medicamentos de referência no tratamento oftalmológico

Publicada em 16/07/2021

  • Prefeitura adquire medicamentos de referência no tratamento oftalmológico

A população de Cruz Alta que necessita de tratamento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde, tem atendimento garantido em Faxinal do Soturno, na região central do Estado, através da 9ª Coordenadoria de Saúde

No Instituto de Oftalmologia os usuários são avaliados desde a primeira consulta até procedimentos cirúrgicos, com acompanhamento durante todo o tratamento. A aposentada, Sibila de Fátima Pires Ribas, de 62 anos, faz tratamento há 2 anos. Segundo a paciente o bom atendimento começa desde o transporte. “Temos um motorista que nos leva de Cruz Alta até Faxinal, nos levando para as consultas e procedimentos cirúrgicos, nos orientado. As vezes a gente chega meio perdida e ele nos ajuda”.

Quando começou o tratamento, Sibila precisava comprar os medicamentos, mas no início deste ano a Prefeitura de Cruz Alta adquiriu os remédios que agora fazem parte da lista básica da Farmácia Pública. A compra foi autorizada pela Prefeita Dr. Paula, enquanto Secretária de Saúde, ao observar a necessidade da medicação para o tratamento dos pacientes.

“Eu fiz cirurgia de catarata, tenho glaucoma e antes precisava comprar os medicamentos, hoje a saúde de Cruz Alta oferece esses medicamentos gratuitamente, o que é muito importante porque são medicações caras e não temos condições. É uma grande vitória, um grande avanço na saúde do nosso município”. Comemorou a paciente Sibila de Fátima Pires Ribas.

De acordo com a farmacêutica, Luana Nogueira Leal, Coordenadora da Farmácia Pública, pelo menos quatro medicamentos oftalmológicos foram adquiridos com recursos próprios do município. “Durante o tratamento os pacientes precisam utilizar colírios e pomadas especiais que a partir deste ano encontram-se na lista básica do município, e que os mesmos foram adquiridos com recursos próprios e incluídos na lista da farmácia pública, qualificando melhor o tratamento e a eficácia das alterações oftálmicas diagnosticadas durante os encaminhamentos”.

Medicamentos de tratamento oftalmológico adquiridos pela Farmácia Pública:

- Lacribel

- Rangecel

- Terolac

- Zypred

O Instituto de Oftalmologia Faxinal

O Instituto é uma Clínica Oftalmológica, identificada com os segmentos atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que dispõe de tecnologia para o atendimento público na prevenção e tratamento de doenças relacionadas com a visão e a saúde holística.

Atualmente o Instituto dispõe de uma estrutura completa, composta por profissionais qualificados e equipamentos de última geração, destinados a consultas e exames oftalmológicos complementares. Desse modo, hoje, o Instituto se constitui em um Centro Oftalmológico especializado em diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Confira outras imagens

  • Prefeitura adquire medicamentos de referência no tratamento oftalmológico
ROSMER PALACE HOTEL
Coxilha Nativista 2
Coxilha Nativista 1

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface