Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto do Condomínio Erico Verissimo é entregue ao Ministro da Infraestrutura

Publicada em 13/07/2021

  • Projeto do Condomínio Erico Verissimo é entregue ao Ministro da Infraestrutura

Em meio à extensa agenda na capital federal, a prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto esteve reunida com representantes do Ministério da Infraestrutura e da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para tratar sobre o projeto de viabilidade técnica para o asfaltamento da pista do aeroporto no município.

Durante a reunião com o Ministro de Estado da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, a gestora municipal demonstrou o interesse do município em fortalecer e investir no modal de transporte aeroviário.

Na oportunidade a prefeita Dra. Paula entregou ao ministro o projeto do condomínio aeronáutico Erico Verissimo, empreendimento privado que tem como objetivo colocar Cruz Alta na rota do transporte aeroviário. A reunião também serviu para apresentar as potencialidades econômicas do município e buscar junto ao ministério a captação de recursos para viabilizar a infraestrutura operacional do local.

“Através da iniciativa e da mobilização de empresários locais, o município passa a contar com uma local adequada para a implantação de um aeroporto. O poder público está trabalhando de forma conjunta com esse grupo de empresários, para viabilizar o projeto e captar recursos para o asfaltamento da pista”, destacou a prefeita.

Participaram da audiência o Deputado Federal Bibo Nunes e a assessora do Deputado Pedro Westphalen Joana Hartmann, que asseguraram apoio a essa demanda inclusive com indicação de recursos através de emendas; Rafael Braga, diretor da assembleia legislativa e primeiro-cavalheiro que acompanhou a agenda, enfatizou a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional e está trabalhando junto ao governo do estado do Rio Grande do Sul para que a pista também entre nas rotas comerciais do estado.

Condomínio aeronáutico

Em 2019 um grupo de empresários locais realizou a compra de uma área para implementar um condomínio aeronáutico no município. O projeto inovador segue a tendência de aeroportos privados, desenvolvido no formato de condomínio que conta com a participação de trinta investidores.

Instalado em uma a área de 26 hectares, distante aproximadamente 14 km do centro da cidade, o condomínio aeronáutico está localizado no local em que funcionou entre os anos de 1940 e 1980 o aeroporto Carlos Ruhl, pertencente à extinta Varig. O empreendimento já conta com uma pista gramada medindo 1200 x 42 m, homologada junto à agência de aviação civil, assim como um hangar que abrigará as aeronaves e servirá como base para as operações aeronáuticas.

A comitiva cruz-altense também esteve reunida com a equipe técnica da SAC, órgão que coordena e supervisiona ações voltadas para o desenvolvimento estratégico do setor aeronáutico, para tratar sobre o projeto de viabilidade técnica.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores Matheus Amaral falou sobre os próximos passos. “Vamos construir junto às entidades representativas do município, alternativas para visibilizar esse importante projeto. A Câmara de Vereadores será uma importante parceira nesta luta. Nosso principal objetivo é retomar o protagonismo de Cruz Alta no estado”, destacou o presidente.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta - Aplicativo
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface