Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SME entrega kits de alimentação com produtos da agricultura familiar

Publicada em 24/06/2021

  • SME entrega kits de alimentação com produtos da agricultura familiar

Com o objetivo de assegurar uma alimentação saudável aos alunos no período em que não acontecem aulas presenciais e efetivar as compras da agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Educação preparou um kit de alimentos com 100% dos produtos oriundos da Agricultura Familiar. Foram entregues em torno de 1.500 kits para alunos em situação de vulnerabilidade social.

            De acordo com o Secretário de Educação Moacir Marchesan Júnior é a primeira vez que a secretaria entrega os kits só com alimentos da agricultura familiar. “A agricultura familiar é responsável pela renda de muitas famílias no nosso município e precisamos valorizar estes produtores. É uma maneira de estarmos colaborando para geração de empregos no campo e melhorar o nível da qualidade dos produtos oferecidos para os alunos”.

            A nutricionista Patrícia Daltrozo explica como os kits são montados. “Os kits de alimentação distribuídos aos alunos têm a finalidade de manter a segurança alimentar e nutricional durante o período de suspensão das aulas. Os mesmos são elaborados e calculados para que ocorra a entrega de alimentos saudáveis, nutritivos e seguros do ponto de vista higiênico e sanitário, e garantam as necessidades energéticas e nutricionais, respeitando os hábitos alimentares e a cultura local, sejam frescos, preferencialmente in natura ou minimamente processados”.

            O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE garante que, no mínimo, 30% do recurso destinado a merenda escolar seja destinado as compras da agricultura familiar. O objetivo do programa é oferecer alimentação saudável aos alunos e estimular a agricultura familiar. As compras do PNAE têm gerado renda para 20 famílias de pequenos agricultores de Cruz Alta.

            A Emater/RS-Ascar atua orientando os agricultores na produção, elaborando os projetos de venda dos agricultores e fazendo a articulação com as entidades compradoras.

            Segundo a Engenheira Agrônoma da Emater, Larissa Reis, a elaboração desse kit da agricultura familiar foi muito importante para os agricultores pois permitiu a entrega de produtos da época que caso não fossem entregues seriam perdidos. “A venda para os mercados institucionais representa um importante canal de comercialização para os agricultores, contribuindo para a geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar”.



Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

UNINTER
Coxilha Nativista 3
LIVE COXILHACoxilha Nativista 1

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface