Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Mulheres lactantes passam anticorpos contra o coronavírus pelo leite materno

Publicada em 14/06/2021

  • Mulheres lactantes passam anticorpos contra o coronavírus pelo leite materno,

Mulheres lactantes, infectadas com o  coronavírus  ou que foram vacinadas, passam anticorpos para o bebê pelo leite materno, apontam dois estudos científicos feitos na Espanha. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (14).

Os estudos integram a iniciativa "MilkCorona", desenvolvida pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) e pelo Hospital Clínico Universitário de Valência, ambos públicos. No primeiro deles, sobre lactantes infectadas com a covid-19, foi detectado que "a maioria das amostras apresentou anticorpos específicos contra o vírus, com uma grande variabilidade entre mulheres".

Em nenhum leite materno fomos capazes de detectar o RNA do vírus, e encontramos que, na maioria das mulheres infectadas, havia presença de anticorpos — afirmou María Carmen Collado, pesquisadora do CSIC.

Por isto, os resultados sustentam a "importância de recomendar o aleitamento materno de forma sistemática em todos os casos em que a mãe tenha pouco, ou nenhum, sintoma", completou a médica Cecilia Martínez Costa, do serviço de pediatria do Hospital Clínico de Valência. No segundo estudo, foi analisada a presença de anticorpos em 75 mulheres lactantes, imunizadas com três tipos de vacinas: PfizerModerna  e AstraZeneca. Conforme o comunicado do CSIC, o trabalho "mostrou a presença de anticorpos específicos nas amostras".

Curiosamente, os níveis de anticorpos "variaram de acordo com a vacina recebida", completa o comunicado, mas sem explicar qual delas produziu o maior nível de imunidade.

A pesquisa continua para avaliar o impacto das novas variantes do coronavírus nos anticorpos presentes no leite materno, além de analisar os efeitos da infecção por covid-19 no sistema imunológico e no desenvolvimento infantil, destaca o CSIC.



Fonte: Gauchazh

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface