Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Estado divulga hoje se confirma alertas de risco para cinco regiões do RS

Publicada em 18/05/2021

  • Estado divulga hoje se confirma alertas de risco para cinco regiões do RS

O gabinete de crise do governo do Estado analisou, na segunda-feira (17), os sete avisos e os cinco alertas de risco já emitidos pelo setor técnico da gestão da pandemia.

No domingo (16), entrou em vigor o novo sistema de gestão da pandemia no Estado, chamado de 3As. Os avisos e os alertas são a nova forma pela qual o governo comunica para as regiões que a situação da pandemia está piorando.

Pelo novo sistema, se os técnicos percebem tendência de estabilização ou de leve piora, emitem o chamado aviso. Se, ao analisar os indicadores da pandemia na região, os técnicos percebem uma piora acentuada, é emitido um comunicado mais grave: o alerta. no Rio Grande do Sul. Cabe ao chamado gabinete de crise, instância política comandada pelo governador Eduardo Leite, oficializar ou não os alertas técnicos que são emitidos pelo Comitê de Dados. A reunião foi encerrada por volta das 21h desta segunda, mas a decisão será divulgada apenas na terça-feira (18), às 11h, em transmissão ao vivo nas redes sociais do governo do Estado.

A apuração técnica do cenário da pandemia em cada região é conduzida pelo Grupo de Trabalho Saúde (GT Saúde) do Comitê de Dados estadual. Na primeira avaliação, o grupo técnico alerta para as seguintes regiões: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Cachoeira do Sul.

Pelo novo sistema de gestão da pandemia, se os alertas técnicos forem oficializados pelo gabinete de crise, as cinco regiões do Estado – por meio de seus prefeitos – terão 48 horas para responder que medidas pretendem adotar para conter o avanço da pandemia.

Além dos alertas, a primeira análise dos técnicos gerou sete avisos. As regiões para as quais foi pedida atenção foram: Santa Maria, Uruguaiana, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz. Os avisos não exigem que os prefeitos envolvidos adotem medidas.


Fonte: Gaúcha ZH

Rádio Cruz Alta - Aplicativo
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface