Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta ganha câmara refrigerada para guardar vacinas

Publicada em 14/05/2021

  • Cruz Alta ganha câmara refrigerada para guardar vacinas

A doação feita pelo Governo do Estado tem como objetivo aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos. Os critérios para a escolha dos municípios foram, além do aspecto populacional, terem sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, e não estarem equipados com câmara refrigerada.

A definição também levou em conta um levantamento do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio de formulário eletrônico respondido pelas secretarias de Saúde dos municípios.

Foram adquiridas pelo governo, 310 câmaras de conservação de vacinas, abrangendo municípios gaúchos com menos de 100 mil habitantes, que constam na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 3 de maio. A CIB é formada por gestores do Estado e de municípios.

“Essas câmaras frias têm a garantia de conservar os medicamentos na temperatura ideal, com bateria que evita a mudança de temperatura quando de eventual oscilação elétrica. É um avanço importante para diversos municípios", comentou o Governador do Estado, Eduardo Leite.

Os equipamentos operam com temperaturas entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. As câmaras de conservação, de uso médico-hospitalar, têm capacidade de 200 litros. Cada equipamento foi adquirido por cerca de R$ 6 mil.

A câmara fria destinada a 9ª Coordenadoria Regional de Saúde foi retirada nesta quinta-feira, 13, em Porto Alegre, pela equipe da Vigilância Epidemiológica. Segundo a Coordenadora Daura Melissa Costa Beber Westphalen, o equipamento vai dar maior garantia de qualidade no armazenamento das vacinas.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface