Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Atividade física como caminho para uma vida mais saudável

Publicada em 15/04/2021

  • Atividade física como caminho para uma vida mais saudável

Com a pandemia, as pessoas têm procurado por academias e profissionais de Educação Física para realizarem atividades, mesmo que de forma remota 

A prática de exercícios físicos está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida. Ela auxilia o indivíduo a adquirir e manter uma boa imunidade, tão importante para o período que estamos vivendo. Com esta consciência, a procura por profissionais de Educação Física para aulas on-line é constante. Com a ajuda da tecnologia e a orientação correta do profissional, é possível atingir um excelente nível de condicionamento físico, seja com aulas de dança, sessões de ginástica, e até lutas. 

Para o professor Marcos Ruiz da Silva, coordenador da Área de Linguagens Cultura e Corporal do Grupo Uninter, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional, para que a orientação dos exercícios seja realizada de maneira correta e na intensidade adequada. Só assim o praticante poderá aproveitar todos os benefícios. 

“A pandemia ajudou a reforçar a necessidade de as pessoas manterem uma rotina mais saudável. Outro fator que tem auxiliado no crescimento da procura por exercícios físicos, é o constante alerta que os médicos tem feito sobre a importância de se manter ativo para a manutenção da saúde”, alerta Silva. 

Atuações do profissional de Educação Física 

O profissional bacharel em Educação Física é especialista na elaboração de treinos para qualquer modalidade esportiva. No curso de graduação que tem duração de quatro anos, ele aprende sobre o funcionamento do corpo humano e todas as atividades que são necessárias para mantê-lo saudável. Além disso, ele é capaz de identificar as limitações de cada indivíduo e, a partir daí, indicar os melhores exercícios ou atividades. Ele pode trabalhar em: academias, centros esportivos, clinicas de exercício físico, hospitais em equipes multidisciplinares, hotéis, ser empreendedor como personal trainer ou consultor esportivo, projetos sociais em ONGs, empresas que exploram o mercado dos esportes radicais e de aventura, entre outros. 

Já para os profissionais que seguem carreira na licenciatura, o papel do professor de Educação Física está associado à construção de uma cultura da atividade física, seja a partir da ginástica, dos exercícios físicos, dos jogos, das lutas ou mesmo dos esportes. Assim, o objetivo do professor de Educação Física é fazer com que seu aluno compreenda a necessidade de manter uma vida ativa durante toda sua longevidade. Sua atuação pode ser em escolas públicas ou privadas com alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA. 

Uninter tem conceito máximo no Enade 

O curso de Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter recebeu nota máxima (5) no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado mostra que a Uninter teve o conceito acumulado mais alto entre os 508 cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física, considerando métodos de ensino presencial e a distância. 

Para a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, o reconhecimento do Enade posiciona a Uninter como uma referência na área educacional de promoção da saúde. “Essa conquista é fruto de um resultado em equipe. De um lado, temos o conhecimento e profissionalismo dos nossos mestres professores aliado à dedicação dos estudantes em absorver os conteúdos e transformá-los em aprendizagem”, comenta. 

O conceito máximo alcançado no Enade também reflete a base curricular e a qualidade pedagógica do curso. “Os critérios da instituição são exigentes com o planejamento das disciplinas e as metodologias adotadas. Em Educação Física, especificamente, um grande diferencial em se tratando de um curso EAD é o encontro entre as aulas teóricas e as aulas de campo”, diz o reitor da Uninter, Benhur Gaio. 

Além das aulas de campo, que oferta aos estudantes conhecimentos práticos e compreensão consistente de especificidades da profissão, o incentivo à pesquisa científica é outro fator que estimula os alunos matriculados a ampliarem o repertório teórico, com a participação em eventos e publicações de artigos.  

Sobre o Grupo Uninter 

O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o centro universitário conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. O resultado aliado à nota máxima de seu programa de educação a distância (EAD), consolida a Uninter como a melhor instituição EAD no Brasil, à frente dos outros cinco maiores grupos educacionais que atuam na modalidade. Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. Para saber mais acesse uninter.com


Fonte: Uninter

Criação de Lojas Virtuais
CLARO
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface