Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dezesseis idosos participaram da Sessão do Vereador Idoso por um dia

Publicada em 02/10/2019

  • Dezesseis idosos participaram da Sessão  do Vereador Idoso por um dia

A Câmara Municipal de Cruz Alta promoveu nesta na última terça-feira sessão do projeto Vereador Idoso por um dia. O projeto foi idealizado pelo vereador Cleberson Gardin (PSDB) e visa ampliar a participação das pessoas com mais de 60 anos no legislativo Cruzaltense.


Na noite de terça-feira (01), dezessete idosos apresentaram, debateram e fizeram Indicações que sugeriram melhorias para a terceira idade em Cruz Alta. Entre elas, a revitalização do Centro de Convivência do Idoso, investimentos em melhorias na mobilidade e acessibilidade, incentivo para a cultura e literatura, o respeito com os idosos usuários do transporte público.


“Sugerimos a criação da casa do idoso, que já está sendo construída. Seria interessante funcionar como uma creche para os idosos. Muitas vezes, os familiares saem para trabalhar e não têm com quem deixar o idoso, que fica sozinho em casa, isolado. A casa acolheria os idosos durante o dia. Ela precisaria contar com uma equipe técnica mínima para atender os idosos como enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico. Seria interessante, também, a promoção de oficinas”, explicou a Vereadora Idosa Tânia Lopes.


Os vereadores também trouxeram para o debate o não cumprimento do estatuto do idoso e a necessidade de pensar políticas públicas de inserção dos idosos no mercado de trabalho.


#Fiscalização das calçadas

O estado das calçadas (esburacadas, com pedras soltas, irregulares) foi destacada pelos idosos. Chamam a atenção para a importância da conservação pelos proprietários e fiscalização do poder público.


# Campanha educativa para ciclistas

Os idosos sugerem campanhas de educação para ciclistas, que pedalam nas calçadas.


# Campanhas de trânsito que incluam a terceira idade

Sugerem a realização de campanhas que eduquem para a conscientização da mobilidade reduzida das pessoas com mais idade.


#Inclusão do idoso no mercado de trabalho

Muitos idosos podem e querem trabalhar. Pensar formas de incluí-los no mercado de trabalho, através de cotas em empresas ou terceirização de trabalhos menos complexos, precisam ser pensadas pelos gestores públicos.


A sessão do Vereador Idoso por um dia acontece anualmente. Para participar, basta fazer a inscrição junto a Secretaria da Câmara Municipal.


Os vereadores idosos foram diplomados pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Everlei Martins, pelo Vereador Gardin, autor do Projeto, pelo Prefeito em Exercício José Martins da Silva - Taquara, e pela Secretária Natália Steinbrener, do Desenvolvimento Social.


Os vereadores idosos das edições anteriores prestigiaram a sessão, estavam presentes, as Presidentes Léa Gomes, 2017 e Maria Ercília Martins da Silva, 2018, bem como o Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dilceu Mioso.


Os vereadores idosos 2019 tem como mesa diretora: Presidente Maria Rita Berwanger Cigana, Vice-Presidente, Jurandi Gomes Soares e Secretária Geral Leonir de Lurdes Batista.

Os demais vereadores idosos sao:


- DARCY GARDIN

- GILBERTO MIRANDA

- IRACEMA CARDOSO LUCCA

- LAURA DA SILVA MUNIZ

- LAURO PEREIRA MÜLLER

- LERANDE GETÚLIO DO NASCIMENTO

- LUCIA DE FÁTIMA LEAL

-LUIZ ONÉRIO PEREIRA

- MARIA IRACEMA FRANÇA NUNES

-MARIVANE TEREZINHA FALCÃO 

- NAIR VITORIANO LEONARDO

- PARAGUASSU BARBOSA

- TANIA LOPES


O vereador idoso 2017, Carlinhos Costa, juntamente com o Gaita Velha homenagearam os vereadores idosos com músicas tradicionalistas.

Confira outras imagens

  • Dezesseis idosos participaram da Sessão  do Vereador Idoso por um dia
Rádio Cruz Alta
CLARO
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface