Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dia D alusivo ao Outubro Rosa movimentará todas as unidades de saúde

Publicada em 02/10/2019

  • Dia D alusivo ao Outubro Rosa movimentará todas as unidades de saúde

No próximo sábado (5), todas as Estratégias de Saúde da Família e o Centro de Saúde da Mulher e da Criança realizarão atividades voltadas ao Outubro Rosa.

O município, enquanto apoiador das campanhas de conscientização da saúde, realizará o dia D no dia 05/10, das 9h às 15h. Serão feitos exames de coleta de citopatológico, solicitação de exames de mamografia, avaliação odontológica, verificação de sinais vitais, exame clínico das mamas, testes rápidos, orientações em sala de espera, entre outras atividades. Atendendo tanto pacientes agendadas quanto a demanda espontânea.Além desta atividade cada estratégia de saúde durante o mês de outubro realizará ações voltadas a saúde da mulher.

Vale ressaltar que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama e mais recentemente do câncer de colo de útero.

Surgiu em 1990 quando aconteceu a primeira corrida pela Cura em Nova Iorque (EUA), no Brasil as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 também começou a conscientização referente a prevenção ao câncer de colo do útero.Segundo dados do Centro de Saúde da mulher e da criança, do dia 01 de janeiro até o dia 01 de outubro, foram realizadas 707 solicitações de mamografias no município. Em relação aos exames de prevenção ao Câncer de colo do útero foram realizados 1940 exames até esse mês, nesse exame a faixa de coleta é realizada em mulheres nas idades de 25 a 65 anos.Os números são considerados abaixo do esperado, por isso a importância da conscientização da comunidade.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cruz Alta

Criação de Lojas Virtuais
Rádio Cruz Alta
POP ROCK 105.1

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface