Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS, SC e PR terão articulação conjunta no enfrentamento à Covid-19

Publicada em 18/03/2021

  • RS, SC e PR terão articulação conjunta no enfrentamento à Covid-19

Os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Carlos Moisés, de Santa Catarina, e Ratinho Júnior, do Paraná, anunciaram nesta quarta-feira uma série de medidas que visam ações articuladas entre os estados no enfrentamento ao coronavírus. Dentre elas estão a integração de dados relacionados à pandemia, o estoque regular de insumos e a regulação de leitos hospitalares conjuntas e a articulação para uma possível compra de vacinas contra à Covid-19.

A medida foi tomada, em reunião presencial na tarde de hoje, em Florianópolis, visando o cenário semelhante que os estados enfrentam, com curva crescente de contágios, mortes e internações nas últimas semanas. De acordo com os gestores, a região Sul é atualmente considerada pelo Ministério da Saúde como o epicentro da crise sanitária. O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e o seu sucessor Marcelo Queiroga participaram virtualmente da reunião.

"Muitos estão tendo dificuldades de adquirir os medicamentos pra fazer o processo de intubação, por exemplo. Cada estado faz a compra de forma coordenada, articulada", explicou o governador gaúcho Eduardo Leite em coletiva à imprensa, após a reunião. A ideia é que se um estado possuir insumos excedentes, por exemplo, possa remanejar ao estado vizinho. O mesmo ocorrerá com a disponibilidade de leitos hospitalares. Leite destacou o caso de municípios fronteiriços: "Em casos de fronteiras é mais fácil a logística do que procurar leitos dentro do próprio Estado".

Os governadores também assinalaram a união entre estados para "dar mais firmeza" na compra de vacinas, em caso do Ministério da Saúde não cumprir o calendário de aquisição e distribuição do imunizante. "Vamos conjuntamente buscar as farmacêuticas para adquirir as vacinas se não tiver a compra (pelo Ministério da Saúde) ou se tiver algum caminho para a antecipação da vacinação", destacou Eduardo Leite, que ressaltou que o processo deverá sempre respeitar o Plano Nacional de Imunização.


Fonte: Governo RS

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface