Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

COAJU realiza reunião com a nova plenária

Publicada em 09/03/2021

  • COAJU realiza reunião com a nova plenária
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) realizou na última semana a primeira reunião ordinária de 2021, através de videoconferência. O primeiro item da pauta foi a posse dos membros referente ao processo de segunda chamada para compor a plenária da gestão 2020-2022. O Presidente João Augusto Telles deu as boas-vindas aos novos membros e reforçou em seu discurso o papel do COAJU diante da comunidade, bem como os desafios do Comitê junto aos produtores e a população da bacia hidrográfica: “temos que ressaltar a importância do COAJU junto a sociedade, pois será no comitê que serão discutidas as soluções para os conflitos”, destaca o Presidente.

O secretário executivo, Mateus Alan Cerutti, expôs aos novos membros as diretrizes e ações do COAJU em prol da qualidade e da disponibilidade da água no âmbito da bacia hidrográfica. Também apresentou o planejamento do Comitê em busca de estabelecer mecanismos jurídicos-institucionais de gestão e ordenamento dos recursos hídricos, mecanismos econômicos de sustentação da gestão no longo prazo, bem como a indicação de intervenções estruturais e não estruturais que garantam a concretização das metas qualitativas e quantitativas desejadas.

Entre as demandas discutidas na reunião, estava aprovação do cronograma de reuniões ordinárias para o ano de 2021. Também foi realizada a formação da Comissão Fiscal do Comitê, composta por Fabiano Santiago Pereira (Câmara de Vereadores de Carazinho), José Luiz Tragnago (Unicruz) e Newton S. Pointevin Frazão (SINDIÁGUA). Em seguida os membros aprovaram a formação da Comissão Permanente de Assessoramento do Comitê, composta por Silvio Stracke Franco (SENGE-RS), Paulo Roberto Cervi (Corsan), Marcos Luiz Eidt (Rotary Ibirubá) e Hugo A. Seibt Thomaz (CEEE-GT). 
Outro assunto da reunião foi aprovação do Plano de Trabalho do Comitê para o ano de 2021.  Também foi realizado a modificação do Grupo de Trabalho que irá dar andamento na elaboração da Etapa C do Plano de Bacia do Comitê. Por fim, o Secretário Executivo realizou esclarecimentos a respeito da modernização da Lei 10.350/1994, que rege o Sistema Estadual de Recursos Hídricos do RS, onde os membros decidiram realizar uma reunião extraordinária no mês de março para discutir sobre o tema.

Fonte: COAJU

Coxilha Nativista 2
Coxilha Nativista 1
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface