Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Piratini aciona último nível de plano emergencial.

Publicada em 25/02/2021

  • Piratini aciona último nível de plano emergencial.

Com a taxa de ocupação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) do RS acima de 90%, a Secretaria Estadual da Saúde acionou na tarde desta quinta-feira (25) o último nível da fase quatro do Plano de Contingência Hospitalar, montado pelo governo gaúcho no início da pandemia. 

A mudança determina que hospitais públicos e privados disponibilizem toda a sua estrutura para atendimento de casos de covid-19: leitos emergenciais deverão ser instalados em salas de recuperação e em UTIs intermediárias, e as equipes médicas e de enfermagem desses setores deverão ser acionadas. Também estão imediatamente suspensas as cirurgias eletivas, exceto procedimentos de urgência ou que representam risco para o paciente.

Em nota publicada pelo governo do RS, o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, afirmou que a situação é de "extrema gravidade, e será necessária a utilização de espaços disponíveis em cada instituição da rede hospitalar do Estado". A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, também convocou as instituições de saúde públicas e privadas a adequarem suas estruturas ao cenário crítico

"Mais de 12 mil gaúchos já perderam a vida para a covid-19, número maior do que a população de 351 municípios gaúchos. Diante desse cenário catastrófico, a necessidade seria abrir 60 novos leitos de UTI por dia, mas isso jamais será possível", projetou a secretária, em nota divulgada pelo governo.

Conforme o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, por volta das 17h desta desta quinta-feira, 2.703 leitos de UTI estavam ocupados no RS, a maior taxa de ocupação da pandemia. Em Porto Alegre, o número de pessoas com coronavírus internadas em emergências hospitalares à espera de uma vaga em UTI também está crescendo. No intervalo de um dia, saltou 83% e chegou a 117 pacientes na lista de espera. 

Fonte: Gauchazh

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface