Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura diz que já resolveu 300 demandas da população enviadas pelo COLAB

Publicada em 30/09/2019

  • Prefeitura diz que já resolveu 300 demandas da população enviadas pelo COLAB

Lâmpada apagada à noite, foco de mosquito da dengue, maus tratos aos animais e descarte irregular de lixo. Essas são algumas demandas da população que chegam à Administração Municipal, através do Colab. No total, 300 demandas já foram resolvidas.

Para Cristiano Lopes, coordenador de Transparência e Acesso à Informação a boa resolução das demandas vindas por meio de um aplicativo são elementos que colocam a tecnologia mais perto da gestão pública. "Neste primeiro ano de atuação do Colab em Cruz Alta, enfrentamos alguns desafios internos na estrutura da máquina até consolidarmos essa nova forma de pensar. Inicialmente organizamos o fluxo para que as demandas que chegavam pudessem ser atingidas. Se olharmos o período de adaptação e de organização das camadas e a taxa de resolução até o momento podemos afirmar que mais que atender a demanda, os dados que as planilhas e o georeferenciamento do Colab mostram a cada 15 dias colaboram com a gestão na parte mais importante, que é a transformação destes dados em ações estratégicas e planejadas", analisa.

A maior parte das demandas feitas no aplicativo é relacionada à zeladoria pública. Em primeiro lugar no ranking está a categoria "Lâmpada Apagada à Noite", seguida por "Buraco nas Vias" e "Descarte Irregular de Lixo" na terceira posição. Na próxima semana a Coordenadoria irá promover um coquetel com os 10 cidadãos mais atuantes no Colab, no Gabinete do Prefeito. Ainda segundo Cristiano, o segundo passo é buscar o olhar dos cidadãos sobre as políticas públicas. "Vamos intensificar a realização de consultas públicas para ouvir a população sobre temas que dizem respeito a cultura, mobilidade, patrimônio histórico, Inovação e  desenvolvimento econômico. Ainda este ano teremos uma consulta pública no Colab que será construída por um grupo de trabalho formado pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, universidade, empresários e conselhos de direito", afirma. 

O aplicativo foi implementado em Cruz Alta em junho de 2018, com o objetivo de ampliar os canais de comunicação e resolução de demandas dos cidadãos. Por meio do Colab, a comunidade colabora, propõe, fiscaliza e solicita ações da Prefeitura. Qualquer cidadão pode baixar a ferramenta em seu celular, criar um perfil e fazer publicações sobre problemas da cidade. O download é gratuito.


Fonte: Ascom Prefeitura de Cruz Alta

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface