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Anatel planeja criar selo de qualidade de telefonia celular

Publicada em 28/09/2019

  • Anatel planeja criar selo de qualidade de telefonia celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja criar um selo de qualidade para indicar quais são as melhores operadoras de telefonia móvel do país.


O presidente da agência, Leonardo Morais, defende a criação de uma ferramenta pela qual o consumidor identifique qual operadora oferece o melhor serviço em cada região.


Por exemplo: com o aplicativo o consumidor poderá ver qual operadora oferece maior velocidade de download e menor instabilidade no caminho que ele faz ou mesmo no bairro onde trabalha.


“Estou tentando convencer os meus pares de ter uma ferramenta na Anatel que empodere o usuário para o usuário ter condições de saber qual é a melhor operadora com selo da Anatel”, afirmou Morais ao G1.


“A partir do momento em que eu te empodero como consumidor, você, com essas informações, pode dizer: 'Qual a informação mais sensível para mim? É preço ou qualidade?'”, disse.


A contratação da ferramenta é uma proposta da área técnica da agência com o objetivo de também aumentar a concorrência entre as empresas.


“Eu gero nas prestadoras uma competição por qualidade. Você, como consumidor, tem no celular quem oferece o melhor serviço”, explicou Morais.


O secretário Nacional do Consumidor, Luciano Benetti Timm, afirmou que esse tipo de ferramenta é positivo, desde que a agência trabalhe com dados próprios e não fique refém de informações das próprias empresas em avaliação.


Segundo Timm, o consumidor tem dificuldade de avaliar a qualidade do serviço de telefonia e internet por falta informação sobre os indicadores de qualidade.


“Infelizmente, nesse ponto é difícil para o consumidor avaliar a qualidade. Muitas vezes, ele não sabe, não consegue ver o número. É mais fácil reclamar de coisas como cobrança irregular, ligação que incomoda do que qualidade”, disse.


Segundo dados da Anatel, o serviço de telefonia celular pós-pago é o principal alvo de reclamações entre os serviços de telecomunicação, e é responsável por 35% dos 218.356 registros feitos nos canais de atendimento da agência.


Entre os motivos das reclamações registradas na Anatel, a principal queixa é sobre problemas de cobrança.


O Sinditelebrasil, sindicato que representa as operadoras de telefonia celular, afirmou que “a melhoria da qualidade é sempre um objetivo perseguido pelas prestadoras, que investem constantemente em ações de melhoria e expansão dos serviços”.


Sobre a proposta da criação de um selo de qualidade, o Sinditelebrasil informou que o assunto ainda se encontra em debate no conselho diretor, por isso, aguardará a decisão da agência reguladora para comentar.

Fonte: G1

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