Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Corsan investe para garantir abastecimento de água

Publicada em 05/01/2021

  • Corsan investe para garantir abastecimento de água

A chegada do verão sempre é um desafio para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Neste ano, o natural aumento de consumo de água com a elevação das temperaturas pode ter um agravante a mais: a estiagem. Para enfrentar essa situação e repetir, se for preciso, ações emergenciais que no verão passado evitaram racionamento em todos os municípios atendidos, a Corsan vem trabalhando desde a última seca para aumentar a produção de água tratada em locais onde isso é necessário. Também tem realizado ações operacionais e administrativas pouco visíveis à população, mas importantes para manter o abastecimento.

Devido às festas de final de ano e à intensa atividade turística, as atenções se voltam para os sistemas de abastecimento do Litoral e de Canela e Gramado que, mesmo diante da pandemia, devem receber um grande contingente de visitantes, segundo previsões. No sistema integrado desses dois municípios, os investimentos chegam a R$ 90 milhões para perfuração de oito poços artesianos (elevação da oferta de água tratada em 100 litros por segundo), instalação de três estações de tratamento de água (ETA) compactas (produção de 90 litros por segundo) e construção de quatro reservatórios (elevação da capacidade de armazenagem de água tratada em 6,5 milhões de litros). A duplicação da ETA de Canela está em processo licitatório.

No Litoral Norte, onde nos últimos anos se verifica um intenso crescimento da população fixa, a Corsan segue investindo em ampliações e inovações. Em Tramandaí, por exemplo, entrou em operação o projeto ETA 4.0, sistema que automatizou as análises e o controle de parâmetros de potabilidade, possibilitando maior segurança na operação e redução de custos. Além disso, a empresa instalou três estações de tratamento de água compactas, com capacidade para 90 litros por segundo.

Com o mesmo objetivo, foram instaladas ETAs compactas em Nova Petrópolis e Garibaldi, com capacidade para 30 litros por segundo. Nesses municípios, houve um grande empenho para manter o abastecimento sem racionamento durante a última estiagem.

A empresa também executou diversos trabalhos de desassoreamento de barragens e limpeza de vegetações flutuantes, destacando-se essa atividade na barragem do Lajeado da Cruz, em Cruz Alta, e a remoção do lodo do fundo do canal adutor de Rio Grande.


Fonte: Corsan

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface