Publicada em 10/12/2020
As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Cruz Alta elegeram pela primeira vez na história seus diretores. A diplomação das diretoras eleitas foi realizada na última terça-feira (08), em cerimônia online com presença de autoridades municipais. Até este ano, o processo se dava por indicação política. Essa conquista é definida pelos profissionais da educação como um grande avanço na gestão democrática das escolas e deve trazer um ganho significativo na qualidade da Educação Infantil.
De acordo com a Coordenadora Municipal Pedagógica, Clarissa Nicolodi Dias, as professoras da Educação Infantil procuraram a SME logo que a gestão assumiu, em 2017. “Nós, enquanto administração, entendemos que é muito justo que as direções das escolas sejam democraticamente eleitas e não podem ser tratadas como moeda política de troca”, afirma Clarissa.
Segundo a Coordenadora da Educação Infantil, prof. Graciela Salgado, é importante para a comunidade escolar que as EMEIs sejam administradas por especialistas em Educação Infantil. “São essas profissionais que se aprofundam nos estudos acerca da infância, que tem a prática do chão da escola infantil, que sabem a docência que os bebês, e as crianças pequenas necessitam”, explica Graciela.
Já Clarissa detalha como foi possível qualificar as gestões: “Nós incluímos a questão da formação. Antes, um professor de Ensino Fundamental, com conhecimento de área (ex. matemática) podia ser indicado para ser diretor de uma escola de Educação Infantil. Nesta lei, estipulamos que o candidato tenha formação em Pedagogia ou uma licenciatura mas com uma especialização em Educação Infantil”.
A Coordenadora Pedagógica relembra que a luta para atender a essa demanda foi muito grande. “Foi uma luta, existia uma resistência principalmente política, porque esse cargo ele sempre foi usado como moeda de troca, como proposta de eleição”, destaca.
Além dos benefícios já mencionados pelas educadoras, a eleição democrática vai ao encontro do fortalecimento que a Educação Infantil ganhou nesta administração. Conforme a Secretária Municipal de Educação, Elizabeth Fontoura Dorneles, a Educação Infantil sempre foi vista durante a sua gestão pela sua importância pedagógica. “A Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica e assim deve ser tratada". Durante a administração, foi realizado todo um trabalho para qualificar a questão pedagógica da EI, tornando as EMEIs muito mais do que creches, espaços onde os pais deixam as crianças quando vão trabalhar.
A Secretária também destaca que a gestão democrática é uma forma de ampliar a autonomia das escolas. “Quanto mais autonomia a escola tiver, maior possibilidades há de se dar continuidade a trabalhos importantes que são feitos sob a coordenação de diretores", afirma. Ela detalha: “Eleitos como foram agora não ficam a mercê de vontades políticas, ficam comprometidos com a sua comunidade”.
Para Graciela Salgado, a administração encerra seu mandato com uma conquista muito importante. Ela comenta que a gestão atual é uma Administração Popular, e dessa forma é pautada pela participação social e popular. “É um prazer, uma gratidão muito grande ter feito parte disso, de ter empossado as diretoras ontem”, afirma. A Secretária Elizabeth reforça: “Compartilhamos da alegria dos diretores eleitos e queremos que possam ter essa mesma capacidade de articulação e de união para buscarem sempre mais condições de de fato viverem processos democráticos na educação infantil”.
A realização de eleições se baseia na Gestão Democrática do Ensino Público. Esse é um princípio previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Se baseia na participação social de toda a comunidade escolar — professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários — nos processos de gestão.
Confira na lista abaixo as profissionais eleitas por ordem alfabética das escolas:
Graciela Mello de Oliveira
EMEI Ana Ribeiro
Priscila Picinin da Cunha Possebon
EMEI Antenor Funck
Patrícia Toledo Kryzozun
EMEI Candido Nascimento e Silva
Mônica Experidião Dias
EMEI Clarinda Ribeiro
Luciane Rosana Roth Goi
EMEI Claudino Albertoni
Jaqueline Terezinha Cardoso Nunes
EMEI Dalila Schmidt
Scheila Freitas Scherer dos Santos
EMEI Dona Amélia
Natália Graciela do Nascimento Paz
EMEI Dona Benta
Rafaeli de Matos Finkler
EMEI Dorvalina Madruga
Rosane Maria Bottega Costa
EMEI Iná Caino
Lidiane Pereira da Fonseca
EMEI Isaura Santos
Caroline Timmermann de Oliveira
EMEI Leopoldina Kruel
Lurdes Teresinha Lopes Soares
EMEI Maria Aldina Vieira Zago
Andressa Kauane Nascimento Silveira
EMEI Maria Porto Canto
Rosana Silveira Oliveira
EMEI Nadir Adenghi
Iara Lúcia Rambo Barasuol
EMEI Nena Schmidt
Rúbia Rigotti
EMEI Nina Amaral
Cristiane de Fátima Santos dos Santos
EMEI São Francisco
Fonte: Secretaria de Educação de Cruz Alta