Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Escolas de Educação Infantil de Cruz Alta elegem diretores pela primeira vez

Publicada em 10/12/2020

  •   Escolas de Educação Infantil de Cruz Alta elegem diretores pela primeira vez

As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Cruz Alta elegeram pela primeira vez na história seus diretores. A diplomação das diretoras eleitas foi realizada na última terça-feira (08), em cerimônia online com presença de autoridades municipais. Até este ano, o processo se dava por indicação política. Essa conquista é definida pelos profissionais da educação como um grande avanço na gestão democrática das escolas e deve trazer um ganho significativo na qualidade da Educação Infantil.

 

De acordo com a Coordenadora Municipal Pedagógica, Clarissa Nicolodi Dias, as professoras da Educação Infantil procuraram a SME logo que a gestão assumiu, em 2017. “Nós, enquanto administração, entendemos que é muito justo que as direções das escolas sejam democraticamente eleitas e não podem ser tratadas como moeda política de troca”, afirma Clarissa.

 

Segundo a Coordenadora da Educação Infantil, prof. Graciela Salgado, é importante para a comunidade escolar que as EMEIs sejam administradas por especialistas em Educação Infantil. “São essas profissionais que se aprofundam nos estudos acerca da infância, que tem a prática do chão da escola infantil, que sabem a docência que os bebês, e as crianças pequenas necessitam”, explica Graciela.

Já Clarissa detalha como foi possível qualificar as gestões: “Nós incluímos a questão da formação. Antes, um professor de Ensino Fundamental, com conhecimento de área (ex. matemática) podia ser indicado para ser diretor de uma escola de Educação Infantil. Nesta lei, estipulamos que o candidato tenha formação em Pedagogia ou uma licenciatura mas com uma especialização em Educação Infantil”.

 

A Coordenadora Pedagógica relembra que a luta para atender a essa demanda foi muito grande. “Foi uma luta, existia uma resistência principalmente política, porque esse cargo ele sempre foi usado como moeda de troca, como proposta de eleição”, destaca.

Além dos benefícios já mencionados pelas educadoras, a eleição democrática vai ao encontro do fortalecimento que a Educação Infantil ganhou nesta administração. Conforme a Secretária Municipal de Educação, Elizabeth Fontoura Dorneles, a Educação Infantil sempre foi vista durante a sua gestão pela sua importância pedagógica. “A Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica e assim deve ser tratada". Durante a administração, foi realizado todo um trabalho para qualificar a questão pedagógica da EI, tornando as EMEIs muito mais do que creches, espaços onde os pais deixam as crianças quando vão trabalhar.

 

A Secretária também destaca que a gestão democrática é uma forma de ampliar a autonomia das escolas. “Quanto mais autonomia a escola tiver, maior possibilidades há de se dar continuidade a trabalhos importantes que são feitos sob a coordenação de diretores", afirma. Ela detalha: “Eleitos como foram agora não ficam a mercê de vontades políticas, ficam comprometidos com a sua comunidade”.

 

Para Graciela Salgado, a administração encerra seu mandato com uma conquista muito importante. Ela comenta que a gestão atual é uma Administração Popular, e dessa forma é pautada pela participação social e popular. “É um prazer, uma gratidão muito grande ter feito parte disso, de ter empossado as diretoras ontem”, afirma. A Secretária Elizabeth reforça: “Compartilhamos da alegria dos diretores eleitos e queremos que possam ter essa mesma capacidade de articulação e de união para buscarem sempre mais condições de de fato viverem processos democráticos na educação infantil”.

 

A realização de eleições se baseia na Gestão Democrática do Ensino Público. Esse é um princípio previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Se baseia na participação social de toda a comunidade escolar — professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários — nos processos de gestão.

 

Confira na lista abaixo as profissionais eleitas por ordem alfabética das escolas:

 

Graciela Mello de Oliveira

EMEI Ana Ribeiro

 

Priscila Picinin da Cunha Possebon

EMEI Antenor Funck

 

Patrícia Toledo Kryzozun

EMEI Candido Nascimento e Silva

 

Mônica Experidião Dias

EMEI Clarinda Ribeiro

 

Luciane Rosana Roth Goi

EMEI Claudino Albertoni

 

Jaqueline Terezinha Cardoso Nunes

EMEI Dalila Schmidt

 

Scheila Freitas Scherer dos Santos

EMEI Dona Amélia

 

Natália Graciela do Nascimento Paz

EMEI Dona Benta

 

Rafaeli de Matos Finkler

EMEI Dorvalina Madruga

 

Rosane Maria Bottega Costa

EMEI Iná Caino

 

Lidiane Pereira da Fonseca

EMEI Isaura Santos

 

Caroline Timmermann de Oliveira

EMEI Leopoldina Kruel

 

Lurdes Teresinha Lopes Soares

EMEI Maria Aldina Vieira Zago

 

Andressa Kauane Nascimento Silveira

EMEI Maria Porto Canto

 

Rosana Silveira Oliveira

EMEI Nadir Adenghi

 

Iara Lúcia Rambo Barasuol

EMEI Nena Schmidt

 

Rúbia Rigotti

EMEI Nina Amaral

 

Cristiane de Fátima Santos dos Santos

EMEI São Francisco

Fonte: Secretaria de Educação de Cruz Alta

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface