Publicada em 20/11/2020
Um homem negro foi espancado e morto por dois homens em Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra (sexta, 20). João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour.
Vídeos gravados por transeuntes e postados em redes sociais mostram o homem sendo espancado com vários socos no rosto, ao deixar a porta do hipermercado. Ele chega a tentar revidar e grita para que deixem ele ir, mas acaba sendo derrubado no chão. Em outra gravação, pessoas questionam uma funcionária do mercado que está tentando impedir o vídeo. Ela justifica que os seguranças estariam apenas tentando imobilizar a vítima.
O registro policial indica que: "na tentativa de segurar o indivíduo, foi utilizada força demasiada acarretando na morte do homem". Os dois suspeitos foram presos em flagrante. Conforme a BM, um deles seria policial militar temporário.
Em nota, Carrefour chamou ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com empresa que 'responde pelos seguranças que cometeram a agressão'.
Fonte: G1