Publicada em 12/11/2020
A volta dos
controladores de velocidade às rodovias estaduais gaúchas trouxe mais segurança
aos motoristas. Nos pontos críticos das 12 estradas em que os equipamentos
estão instalados, foram fiscalizados mais de 11,5 milhões de veículos entre os
dias 9 e 31 de outubro. Desses, apenas 0,3% excederam o limite de velocidade
permitido.
Os
dispositivos monitoram 93 faixas de tráfego. Além desses aparelhos, foram
implantadas 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas, que auxiliam no
rastreamento de veículos roubados.
“Trata-se de uma ação que busca a segurança nas rodovias, em diversas frentes”,
explica o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Além de
coibirmos a imprudência nas estradas, combatemos a criminalidade, uma vez que o
Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) é prontamente acionado assim que
veículos suspeitos são identificados”.
e
acordo com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem
(Daer), Luciano Faustino, a avaliação do primeiro mês de retomada da
fiscalização eletrônica é positiva. “Os pardais cumpriram a sua função, que é
educativa. Na medida em que os motoristas reduzem a velocidade para evitar as
multas, diminuem as chances de acidentes”, diz.
A região que registrou maior número de infrações de trânsito
foi a Serra, conforme revelou o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Sandro
Vaz dos Santos. “A ERS-122, entre São Vendelino e Farroupilha, liderou a lista
de locais com mais irregularidades cometidas. Lá, foram registradas 1.219
imagens de infrações”. Também foram gravadas 589 imagens na ERS-324, entre
Passo Fundo e Nova Prata, e 570 na RSC-153, entre Tio Hugo e Passo Fundo.
De
acordo com o CRBM, o desrespeito às normas de trânsito se traduz em acidentes,
com possíveis vítimas fatais. “Os pardais, aliados aos radares portáteis,
reduzem essas ocorrências e conseguem até zerá-las, especialmente em trechos
perigosos, como é o caso da ERS-122, entre Farroupilha e Caxias do Sul”, diz o
tenente Marcelo Stassak, que comanda o Pelotão Rodoviário de Farroupilha. “Sem
os controladores, a média anual de mortes é de quatro no trecho. Com eles, esse
número cai para um ou zero”.
expectativa
é que as ocorrências nas estradas diminuam cada vez mais. “Fizemos um
levantando parcial do primeiro mês de operação. Ainda estamos processando
alguns dados, especialmente as informações correspondentes a cada rodovia e
região. Em breve, poderemos detalhar mais essa avaliação e apresentar à
população mais dados”, finaliza o diretor Santos Vaz dos Santos.
Clique aqui para informações sobre a localização dos equipamentos no RS.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul