Publicada em 10/11/2020
Na
manhã desta segunda-feira (09), o curso de Medicina da Unijuí deu mais um passo
para a consolidação da formação de novos médicos na região: tiveram início as
aulas práticas da primeira turma do curso no Hospital de Caridade de Ijuí
(HCI), uma importante etapa formativa. A partir de agora os estudantes vão
realizar uma interação constante com os pacientes e se integram com as rotinas
do hospital, supervisionados por professores médicos do corpo clínico.
Desta forma, o Hospital e a Universidade realizaram uma
atividade de acolhimento dos 30 estudantes da turma, na manhã desta segunda,
com a participação da diretoria do HCI, Reitoria da Unijuí e coordenação do
curso. Na programação, além da acolhida, também ocorreram palestras sobre
Desenvolvimento Humano, Medicina Ocupacional (SESMT), Escritório de Qualidade,
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Tecnologia da Informação.
Na abertura oficial da ambientação, o presidente do HCI,
Paulo Stumm, observou que o momento é muito especial para a instituição, de
poder receber e realizar a integração dos futuros profissionais com o corpo
clínico e os profissionais de saúde para atividades práticas com a
Universidade.
Já a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana
Fachinetto, ressaltou a importância do momento para o curso de medicina da
Unijuí e a parceria com instituições como o HCI, que trabalham em conjunto pelo
desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população com a
melhoria dos serviços prestados à comunidade.
E segundo o coordenador do curso, professor Jorge Brust, o
curso sai de uma fase mais básica de formação, de orientação aos alunos e entra
em um hospital, fazendo parte da atenção em saúde, para o que se chama de
prática médica. “Estamos todos felizes que o curso está andando muito bem, com
excelência”, avalia.
A partir de agora as atividades serão realizadas dentro das
atividades do componente curricular intitulado Propedêutica e Semiologia,
integrante do Módulo de Ensino correspondente ao quarto semestre do curso,
enfatizando a anamnese e observação clínica e exame físico,
instrumentalização para exame físico, conceitos básicos de Diagnóstico por
Imagem e sua relação topográfica com órgãos e estruturas. Neste estágio
formativo os estudantes aprendem a estabelecer o diálogo com os pacientes, a
conhecer as técnicas de anamnese e de exame físico, estimulados a
desenvolver e aplicar o raciocínio clínico, desde os primeiros contatos
com os pacientes, nos diferentes cenários de prática, para a compreensão
e avaliação abrangentes dos problemas identificados. “É um processo importante
e básico, que habilita os estudante a evoluir nas cadeiras mais práticas do
curso. Basicamente todo estudante de medicina anseia por este dia para começar
a sua atuação em Hospital”, salienta a professora Ana Caetano, organizadora da
disciplina, que também é integrada pelos seguintes professores: Ana Lúcia
Chaves dos Santos Doile, Cheila Meincke Eickhoff, Dario Gervásio Ronchi,
Guilherme Galante Heuser, Hércules Aparecido de Moraes, João Carlos Lisbôa,
Marcos Soares, Maria Leocádia Bernardes do Amaral Padilha e Marieli Zardin
Moraes.
A estudante Cíntia Bastos Rodrigues observa que, a partir de
agora, será possível ter uma perspectiva mais ampla da profissão. “É um momento
muito importante e o início de uma fase diferente do curso”, complementa. Por
sua vez, a estudante Giovana Vetoratto avalia a importância do contato com a
realidade em um hospital. “Será muito bom ter esta experiência nova a partir de
agora”, disse.
Fonte: Unijuí