Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Pedagogia da Emergência é tema de cartilha no curso de Pedagogia da UERGS

Publicada em 05/11/2020

  • Pedagogia da Emergência é tema de cartilha no curso de Pedagogia da UERGS

O curso de Pedagogia da Uergs em Cruz Alta organizou uma cartilha para auxiliar no preparo de professores da Educação Básica para lidar com possíveis traumas causados às crianças pela pandemia de Covid-19. A cartilha é fruto do projeto de Extensão que criou um grupo de estudos para o aprofundamento de reflexões e ações baseadas na Pedagogia da Emergência (PE).

De acordo com a professora Armgard Lutz, responsável pela organização do material, a cartilha pretende contribuir com reflexões e práticas acessíveis para diminuir as dores da alma de quem passa por traumas e lutos. Entre os conteúdos abordados, estão o trauma, o luto, e caminhos para o fortalecimento de adultos que apoiam as crianças nessas situações, além de histórias e sugestões de vídeos que podem auxiliar nas práticas.

Antes mesmo da pandemia, a professora Armgard já se mantinha em contato com uma rede que integra membros de diferentes estados brasileiros que desenvolvem debates e encontros focados no estudo da Pedagogia da Emergência. São instituições de ensino, psicólogos, pediatras, médicos, dentre outros profissionais interessados da temática.

Pedagogia da Emergência

A Pedagogia da Emergência é uma linha que trabalha no auxílio de crianças que passaram por algum trauma causado por eventos dramáticos. Armgard explica que é o caso da pandemia do novo coronavírus, que resulta em mortes rápidas, sem a possibilidade do enterro, com um ritual de despedida. Outro agravante é a necessidade de ficar em casa, diante de medos como a falta de trabalho e o aumento da pobreza no país, que podem prejudicar o psicológico das pessoas.

Grupo de Estudos sobre Pedagogia da Emergência

Para fazer parte do grupo, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, que está disponível no site da Uergs. Após isso, são enviados aos inscritos conteúdos de vídeo e texto que irão embasar as discussões dos encontros. Também após a inscrição, os participantes são convidados para entrar em um grupo de estudos, no Whatsapp. Semanalmente, é marcado um encontro virtual para debater as obras selecionadas. Outro esforço é atentar para como os professores e professoras estão se sentindo neste momento, como estão se fortalecendo e como irão receber seus alunos. A busca, nesse sentido, está em pensar as ações que irão ajudar os discentes. A iniciativa é aberta a todas as pessoas interessadas na temática.

Além disso, os participantes do grupo têm se envolvido em campanhas de arrecadação de fundos que são utilizados para compra de alimentos e equipamentos de proteção individual, distribuídos para escolas carentes e pessoas em situação de rua.


Fonte: UERGS Cruz Alta

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface