Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projetos ganham destaque no Dia do Idoso

Publicada em 01/10/2020

  • Projetos ganham destaque no Dia do Idoso

Hoje é comemorado o dia internacional, nacional e também municipal do idoso. A Organização das Nações Unidas declarou 1.° de outubro como o Dia Internacional do Idoso. E a celebração se baseia na Declaração dos Princípios para os Idosos, estabelecida na reunião geral da entidade de 3 de dezembro de 1982. Por outro lado, a Lei n.° 11.433, de 28 de dezembro de 2006 instituiu o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado também nessa data, assim como o Dia Municipal do Idoso que foi instituída pelo Vereador Cleberson Gardin, como forma de valorizar nossos idosos por o tanto que fizeram e ainda fazem pela nossa cidade.

 

Alguns princípios básicos devem se destacar, como a dignidade, o desenvolvimento, a participação, a independência e o bem-estar de todos os idosos.

Pensando nestes princípios que nossa cidade conta com projetos incríveis para assim ocupar o tempo livre e também a mente dos nossos idosos.

Um idoso ativo é sempre um grande professor para todos, com suas experiências e vivencias, conseguem nos passar muitos ensinamentos, assim como também conselhos para uma vida toda.

 

A Unicruz conta com um projeto sem duvidas muito importante e que vem se destacando a anos, o UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), no qual tem como objetivo receber na Instituição o cidadão idoso e possibilitar através de estímulos a encontrar outras formas de reinserção social e valorização da sua experiência de vida. As atividades do programa são desenvolvidas através de oficinas, com ações teóricas e práticas envolvendo os temas de saúde, cinema, artes, educação e cidadania e exercício físico. Dentre as oficinas oferecidas encontram-se a hidroginástica, caminhadas, orientações nutricionais e de enfermagem, dança, artes plásticas e inclusão digital. Nesse projeto, o foco é a prevenção de doenças crônicodegenerativas através da possibilidade de manutenção de um nível de atividade física que mantenha a independência, capacidade física, cognitiva e qualidade de vida do idoso. Neste sentido a interdisciplinaridade e a atuação coletiva, sistematizada por meio da presença contínua de todos os que se inserem neste programa, buscam viabilizar a integração ensinoserviço e comunidade, além de possibilitar a formação de profissionais que conheçam a realidade da saúde dos idosos através de vivências práticas junto à comunidade colaborando para as ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

 

Assim como também o Sesc que conta com o Projeto Maturidade Ativa, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva.

 

Ainda pensando em como nossos idosos tem voz e vez na cidade de Cruz Alta, o vereador Cleberson Gardin, idealizou e colocou em pratica um Projeto muito importante, que é o Vereador Idoso por Um Dia, no qual tem o objetivo de oportunizar aos idosos um espaço na Câmara de Vereadores de Cruz Alta atuando como vereadores por um dia. São defensores muitas vezes de seu bairro e melhorias que desejam para o município, assim como também expõem suas ideias, experiências e ainda recebem o apoio da comunidade.

 

Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Feliz Dia do Idoso!

 

 

Naiara Bresolin – Acadêmica de Jornalismo 

UNINTER
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface