Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Começam a funcionar centrais regionais que vão ampliar testes para Covid-19

Publicada em 29/09/2020

  • Começam a funcionar centrais regionais que vão ampliar testes para Covid-19

Iniciou na última semana, o funcionamento das centrais regionais de triagem que irão auxiliar e agilizar o envio de amostras de gaúchos para análise da Covid-19 em outros Estados. A estratégia prevê, até a semana que vem, o funcionamento de seis centrais regionais, dentro do Projeto Testar RS. O programa do Governo do Estado ampliou a testagem de casos suspeitos de coronavírus pelo exame de biologia molecular (PCR), considerado o padrão ouro para a detecção do vírus.

Até então, o encaminhamento das amostras precisava passar por uma etapa no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) em Porto Alegre, que em paralelo também realiza a testagem, antes de seguirem para fora do Estado. Com as centrais regionais, esse fluxo ganha maior agilidade e diminui o tempo entre a coleta da amostra e o resultado do exame.

As centrais foram montadas nos laboratórios regionais do Lacen localizados em Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Cada um deles abrange uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas e tem capacidade de receber, conferir, armazenar e despachar até o aeroporto mais próximo 500 amostras diárias. Do Rio Grande do Sul, os testes são encaminhados para laboratórios de referência no Rio de Janeiro, no Paraná ou em São Paulo.

A secretária Arita Bergmann destacou essa ampliação que é prevista pelo Projeto Testar RS. “É muito importante esse diagnóstico, pois ele permite que seja feito o rastreamento dos contatos e assim evitar novos casos”, comenta. Em Caxias do Sul, por exemplo, o recebimento começou nesta quinta-feira (24). “Começamos com Caxias hoje por ser o maior município e já discutimos com os demais 48 municípios da região para que semana que vem todos eles possam trazer para cá suas amostras”, relata a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tatiane Fiorio.

Lacen Porto Alegre: 172 municípios (Porto Alegre, Santo Ângelo, Santa Rosa, Lajeado e Osório)
Mantém o trabalho que já vinha realizando para todo Estado, agora delimitado para as 172 cidades e para aquelas que ainda não tenham o fluxo estabelecido com a central regional de sua área.

Caxias do Sul: 49 municípios (Caxias do Sul)
As amostras de Caxias do Sul começaram nesta quinta-feira (24) a serem separadas no local e os demais municípios inciam o envio semana que vem.

Erechim: 79 municípios (Erechim, Palmeira das Missões e Ijuí)
Em estruturação para início dos trabalhos na próxima semana.

Passo Fundo: 88 municípios (Passo Fundo e Frederico Westphalen)
Início das atividades em 24/09 para os primeiros municípios e ampliação para os demais a partir da próxima semana.

Pelotas: 28 municípios (Pelotas e Bagé)
Em estruturação para início dos trabalhos na próxima semana.

Santa Cruz do Sul: 38 municípios (Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Cruz Alta)
Já iniciou as atividades de recebimento das amostras.

Santa Maria: 43 municípios (Santa Maria e Alegrete)
Em estruturação para início dos trabalhos na próxima semana.

 

Fonte: Saúde RS

prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface