Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Start Unicruz realiza o primeiro EduTec

Publicada em 25/09/2020

  • Start Unicruz realiza o primeiro EduTec

O primeiro Edutec – Educação Empreendedora foi promovido pela Start – Agência de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia da Unicruz, no formato virtual, de 21 a 23 de setembro, contando com centenas de participantes simultâneos.

No dia 21, a palestra de abertura foi iniciada com a saudação do Reitor da Unicruz Professor Fábio Dal-Soto. Em seguida, o palestrante Fernando Dolabela abordou a temática “O que é ser empreendedor”, destacando que é preciso saber resolver problemas de forma inovadora e ter consciência de que o risco é inevitável, mas é importante aprender com os erros.  A mediação foi realizada pela coordenadora do Curso de Administração, Professora Rozali Araújo dos Santos, que, ao final, organizou e repassou ao palestrante os questionamentos dos participantes feitos via chat no youtube.

A segunda noite do evento (22) iniciou com um bate-papo sobre as metodologias aplicadas em outros Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologias entre Universidades do estado. O professor da Furg, Luciano Maciel Ribeiro, trouxe a temática “A importância da política de inovação nas Instituições de Ensino Superior” e, na sequência, o professor Vinicius Farias Campos, da UFPel, abordou “O empreendedorismo inovador e o desenvolvimento tecnológico no contexto universitário”. Ambos destacaram o papel da Universidade na implementação de políticas de inovação voltadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas e, ainda, valorizaram a troca de experiências entre as Universidades nesse trabalho voltado à transferência de tecnologias.

A programação seguiu com a apresentação de cases de empreendedores. Filipe Ravanello falou do exemplo da empresa GestãoDS e como as startups desenvolvem uma proposta de valor para identificar e focar na relação com as pessoas. Sobre a Empresa I9 Acess, Cirano Iochpe destacou que o empreendedorismo na Universidade deve ser fomentado como uma forma de entender e potencializar as habilidades de seus alunos. Arthur Dias Duarte exemplificou o caso da Space Hunters, que oferece aos empreendedores praticidade de informações para aumentar a segurança na tomada de decisão.

A última noite do EduTec (23) iniciou com um bate-papo acerca da temática “A importância dos NITs nas Instituições de Ensino Superior” entre os professores Lucio Strazzabosco Dorneles da UFSM, Jaime Pohlmann e Sabrina Pojo da UFRGS. Os ministrantes destacaram a Universidade como potencial inovador dentro da sociedade e salientaram o atual momento para fomentar a cultura de inovação e transferência de tecnologia dentro das IES, com a produção de patentes que auxiliem no desenvolvimento regional.

No encerramento, além da apresentação dos Cases das Empresas Imbeauty, Terramares e Goepik, o Reitor Fábio Dal-Soto ressaltou a importância do EduTec e a expectativa de organizar uma segunda edição, tendo em vista a relevância das temáticas para a comunidade acadêmica e para o desenvolvimento regional.

As palestras podem ser conferidas na íntegra no canal da Unicruz play no youtube.

 

Fonte: Universidade de Cruz Alta

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface