Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Zé Neto: o cordeirinho que virou celebridade

Publicada em 10/09/2020

  • Zé Neto: o cordeirinho que virou celebridade

om certeza você já se deparou com muitos pets celebridade nas redes sociais. Mas um com a história do cordeirinho Zé Neto não é todo dia que aparece por aí. Ele nasceu com uma má formação nas patas dianteiras, enfrentou a sala de cirurgia por duas vezes e, mesmo tendo perdido uma das patas, esbanja alegria e fofura. Ele conquistou não apenas a tutora, mas toda equipe do Hospital Veterinário da UPF e centenas de seguidores.

Mas vamos começar essa história do início: o Zé nasceu na propriedade rural atendida pela médica veterinária Morgana Oliveira em um parto de gêmeos. O irmãozinho nasceu saudável, mas o Zé apresentou uma má formação nas patas dianteiras chamada de contratura tendínea, algo inédito naquela propriedade.

A médica teve conhecimento do caso quando o Zé tinha cerca de dez dias. Ao identificar que o caso necessitaria de uma intervenção cirúrgica, ela entrou em contato com um ex-professor para saber se havia possibilidade de encaixar o caso do Zé na disciplina de Clínica de Ruminantes. Com a afirmativa, ela levou o filhote ao Hospital Veterinário da UPF - um dos poucos locais com estrutura e capacitação para atender esses animais.

A necessidade de intervenção cirúrgica

O médico veterinário responsável pelo tratamento do cordeirinho, Leonardo Fornari, conta que ele chegou ao hospital muito bem cuidado, apesar do problema apresentado."Como primeiro tratamento, foi optado por uma cirurgia nos membros anteriores, sucedida do uso de tala por 45 dias", explica.

Leonardo explica que tratamentos cirúrgicos complexos em ovinos são procedimentos raros. "No HV temos toda a estrutura de ponta para poder atender estes pacientes. Ambos os procedimentos foram realizados sob anestesia geral e sob monitoração intensiva da equipe veterinária. Estes procedimentos só foram viabilizados devido ao grande comprometimento da equipe veterinária e dos proprietários a respeito do bem-estar do paciente", relata.

A alta e uma reviravolta

Morgana conta que ao receber alta após a primeira cirurgia ele foi levado para casa. Além das talas, os curativos eram refeitos a cada três dias e os cuidados dispensados com ele durante as 24 horas do dia, já que ele caia muito até aprender a andar com as talas.

"Eu e o Zé tivemos uma ligação desde o primeiro dia que vi, ficamos muito apegados, onde eu ia eu levava o Zé, era meu companheiro de trabalho, quando ia para o escritório, ele vinha atrás para pegar ele no colo, dormia por horas no meu colo", conta Morgana.

A adaptação do Zé estava evoluindo de forma excelente, porém Morgana começou a notar que o membro direito apresentou uma piora. De volta ao Hospital Veterinário foi identificada uma necrose e a pata precisou ser amputada. "Foi muito difícil, o medo do Zé passar por mais uma cirurgia, da adaptação sem um membro, mas ele surpreendeu a todos", comemora.

A superação e a recuperação do Zé

Nas redes sociais, a notícia de uma nova cirurgia repercutiu entre os seguidores que queriam notícias sobre o estado de saúde dele a todo momento. Logo após a cirurgia de retirada do membro começaram as sessões de fisioterapia no HV. "Fizeram até uma cadeirinha de rodas para ele, para ajudar na adaptação. Ele recebeu alta, e estou fazendo fisioterapia nele. São seis sessões de fisioterapia por dia, a cada duas horas, além de todos os cuidados", conta.

Zé está com uma boa evolução. Já consegue levantar sozinho e dar os primeiros passos. Ainda tem um pouco de dificuldade, pois é um processo de aprendizado para poder caminhar com três membros.

"Ele é muito esforçado e persistente, tem muita vontade de viver. O Zé é muito especial, é uma lição de vida para todos, mesmo com todas as dificuldades ele não desiste de viver. Poucas pessoas dão importância para esses animais, mas eu acredito que todos os animais, independente da espécie, são dignos de cuidado e amor", emociona-se Morgana.

Vida de celebridade

Além do carinho da tutora e de toda a equipe que o atendeu no HV, Zé Neto acumula centenas de seguidores no Instagram. O dia a dia da recuperação, as aventuras e peripécias dele são mostradas em fotos e vídeos.

"Todos ficam impressionados em como ele é apegado em mim, e acham o máximo um cordeirinho como pet. Foi por isso que surgiu a ideia de criar um Instagram para ele, porque eu postava no meu e todos adoravam", lembra sobre como ele virou celebridade.

Quer saber mais

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o dia a dia do Zé Neto, segue ele no Instagram: instagram.com/cordeirozeneto. A fofura é garantida.

Fonte: NotÍcias UPF

Confira outras imagens

  • Zé Neto: o cordeirinho que virou celebridade
  • Zé Neto: o cordeirinho que virou celebridade
  • Zé Neto: o cordeirinho que virou celebridade
  • Zé Neto: o cordeirinho que virou celebridade
CLARO
prumo condominios
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface