Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto que prevê ampliação da testagem para Covid-19 contemplará Cruz Alta

Publicada em 14/08/2020

  • Projeto que prevê ampliação da testagem para Covid-19 contemplará Cruz Alta

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, informa que o governo do Estado do Rio Grande do Sul ampliará a testagem da população com o rastreamento de casos de Covid-19.

Segundo informações do Governo do Estado, participam municípios com mais de 40 mil habitantes e maior incidência cumulativa de casos confirmados de Covid-19. O município de Cruz Alta, conforme o último censo do IBGE, está com aproximadamente 60 mil habitantes, ou seja, está apta a participar no projeto.

Além de Cruz Alta, outros 27 municípios estarão no programa. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul,  Charqueadas, Erechim, Estância Velha, Esteio, Farroupilha, Ijuí, Lajeado, Marau, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Vacaria e Venâncio Aires.



O programa tem quatro objetivos:

·  Diminuir a transmissão comunitária identificando, oportunamente, as pessoas infectadas, mantendo o isolamento domiciliar;

·  Conhecer a real incidência da Covid-19 no RS;

·  Traçar o perfil dos casos confirmados para Covid-19 direcionando estratégias de distanciamento social;

·  Reduzir o crescimento da curva epidêmica assegurando a capacidade de atendimento hospitalar;

A população foi dividida em quatro grupos de testagem:

·  GRUPO 1 – ILPI: a partir do primeiro caso confirmado por RT-PCR para Covid-19, testar trabalhadores e residentes da instituição, sintomáticos e assintomáticos, com o rastreio de contactantes próximos. No RS, existem cerca de 800 ILPIs, sendo que 59 apresentaram surto e estão distribuídas em 27 municípios, com registro de 85 óbitos.

·  GRUPO 2 – Estabelecimento de Saúde: a partir do primeiro caso confirmado por RT-PCR para Covid-19, testar trabalhadores, sintomáticos e assintomáticos, com o rastreio de contactantes próximos (setor ou andar). É um grupo prioritário para enfrentamento da pandemia, pela importância do trabalho e pela exposição, já com grande número de profissionais confirmados com Covid-19.

·  GRUPO 3: todas as pessoas que buscarem atendimento e preenchem a definição de síndrome gripal.



Será uma importante ação para ampliação de testagens no município, com teste RT-PCR, o qual traz o resultado da detecção ou não detecção do SARS-COV 2. Assim fornecendo informação de qualidade quanto a presença viral e as condutas a serem adotadas individual e coletivamente. 



As coletas serão realizadas nas Unidades de Coleta, após indicação de testagem, realizada pelos profissionais médicos. As Unidades apresentam capacidade de 70 coletas por dia da semana.



As equipes de saúde da rede pública e hospitalar participaram no dia 13/08 de videoconferência, onde foi apresentado as atualizações do Protocolo de Atendimento e de Testagem da SMS.

O Projeto pretende, como finalidade geral, aumentar de cerca de 1 mil exames diários tipo RT-PCR para 7 mil exames por dia, totalizando 8 mil testes diários do RS.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Auto Demolidora Condor - Ferro Velho
UNINTER
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface