Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Situação do IPE e Hemocentro de Cruz Alta pode mudar em breve, diz Vereador

Publicada em 11/09/2019

  • Situação do IPE e do Hemocentro de Cruz Alta pode mudar em breve

O Vereador Cleberson Gardin participou do Ponto Crítico nesta quarta-feira (11). Dentre os temas abordados na entrevista, conversamos a respeito da situação do Hemocentro de Cruz Alta e do IPE no município. 

Gardin iniciou sua fala ressaltando que conversou há poucos dias com o Presidente do Ipe, que por sua vez destacou que agora é necessário dividir os servidores da casa, o que estaria causando este grande problema de desativação de unidades dentro do Estado. Em Cruz Alta, tanto a Câmara de Vereadores quanto a Prefeitura cederam servidores para efetuar o atendimento aos usuários do plano.

O Vereador destacou ainda que acredita que há uma solução em breve para a agência de Cruz Alta, que pode voltar a funcionar. "Os atendimentos mais próximos são em Panambi e Ijuí, e infelizmente as pessoas estão precisando se deslocar a essas cidades neste período", comentou o legislador, que segue em contato com a presidência do instituto para que a situação em nossa cidade normalize.

Na oportunidade, Cleberson falou ainda sobre a situação do Hemocentro de Cruz Alta, que conforme noticiado por nossa equipe, passa por um estudo na Secretaria Estadual de Saúde e corre o risco de ser desativado. Neste caso, Gardin comentou que de acordo com uma portaria da SES, um hemocentro regional de porte 1, como é o caso do que possuímos, precisa de no mínimo 20 bolsas de sangue ao mês, e que informações extraoficiais dão conta que a média tem sido de 15 bolsas/mês.

O Hemocentro de Cruz Alta atende atualmente além do nosso município, também Panambi, Ibirubá, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul e Selbach, e segue em avaliação para definir sua situação. Você pode assistir a entrevista na íntegra clicando aqui.


Fonte: Bianca Conrad - Jornalismo Rádio Cruz Alta

AUTO PANANMBI
Anuncie conosco
(55) 3322-7222
© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface