Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Geoportal RS disponibiliza painéis com dados da Covid-19 por município

Publicada em 02/08/2020

  • Geoportal RS disponibiliza painéis com dados da Covid-19 por município

Fornecer informações para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas públicas é o objetivo do Geoportal RS, ferramenta que faz a interface pública da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS). Com o avanço no número de casos da Covid-19 no Brasil e no Estado, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) disponibilizou aos usuários painéis com mapas e informações detalhadas sobre a evolução dos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul e também sobre o Distanciamento Controlado por município.


O diferencial destes painéis é a possibilidade de visualização de dados completos em um único ambiente. No caso do dashboard do Distanciamento Controlado, por exemplo, é possível acompanhar as informações relativas aos 14 indicadores utilizados pelo governo estadual para definir as bandeiras das regiões separado por município.


A ferramenta, de acordo com o diretor do Departamento de Planejamento Governamental (Deplan/SPGG), Antonio Cargnin, já está sendo muito utilizada por pesquisadores de diversas universidades e também pode ser acessada por qualquer usuário. As informações reforçam as análises já produzidas sobre o tema pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Comitê de Dados do governo estadual.


"Ao acessar os painéis, é possível acompanhar de uma forma intuitiva e prática os dados atualizados relacionados ao avanço da Covid-19. Assim, qualquer pessoa pode utilizar os dados, o que auxilia na transparência da informação e pode subsidiar na adoção de iniciativas e ações em todo o Estado", destaca Cargnin.


Com relação à Covid 19, além das informações relativas ao Rio Grande do Sul, o Geoportal também apresenta painéis com dados do Brasil e do mundo. Em todos os dashboards os dados são atualizados diariamente ou com a informação mais recente, como no caso do Distanciamento Controlado.


"Hoje, as tecnologias da informação têm sido grandes aliadas para termos a informação mais próxima do caso do cidadão. O georreferenciamento realizado pelo Deplan busca complementar todas as demais ações de mitigar os efeitos da pandemia e dar transparência a toda a sociedade gaúcha", destaca o titular da SPGG, Claudio Gastal.


Para visualizar os painéis, basta acessar a página do Iede.

Fonte: Governo RS

Rádio Cruz Alta
CLARO
POP ROCK 105.1

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface