Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

HSL é habilitado como Centro de Referência em AVC no Brasil

Publicada em 30/07/2020

  • HSL é habilitado como Centro de Referência em AVC no Brasil

O Hospital Regional Santa Lucia a partir do dia 03 de agosto de 2020, contará com fluxo especial para atendimento de pacientes com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Este fluxo foi estruturado através da participação do hospital no Projeto Angels, uma iniciativa internacional, que reúne várias instituições hospitalares, e visa capacitar hospitais no mundo para tornarem-se Centro de Referência em AVC .

        A capacitação da equipe ocorreu nos dias 07 e 08 de julho,  tendo como facilitadora a Educadora Científica do Projeto Angels Ana Caroline Costa, e como público alvo os profissionais da recepção do Pronto Atendimento, enfermeiros e médicos plantonistas do hospital, como também equipes de atendimento pré hospitalar, UNIMED e SAMU.

         A coordenação do projeto de implantação do fluxo de atendimento ao paciente suspeito de AVC, foi realizada por Cristine Dolwitsch Benetti que é Coordenadora de Projetos e Qualidade, pela Enfermeira Coordenadora Greici Freitas, Médico membro da equipe de Neurologia, Dr Roger Vicente Zanandrea e pelo Diretor Técnico, Dr Fábio Westphalen Furian.

    O fluxo especializado é inteiramente planejado para que desde a chegada do paciente ao hospital, a recepção do Pronto Atendimento já possa detectar  precocemente os sinais de AVC de acordo com a escala de verificação de sintomas, a escala Cincinatti, que possibilita avaliar as reações do paciente e detectar sintomas prováveis de AVC. 

O fluxo  mobiliza a equipe assistencial que realizará a triagem confirmando os sintomas e abrindo o protocolo AVC ( rápida realização de exames de imagem e laboratoriais) e acionando o médico plantonista que realizará a avaliação clínica e conduzirá o tratamento de acordo com a janela de tempo de início de sintomas juntamente com o médico neurologista.

              O fluxo foi pensado para que o paciente receba o trombolítico (medicamento para dissolver os coágulos formados nos vasos sanguíneos do cérebro) no tempo adequado, pois o medicamento só pode ser administrado até 4 horas e meia do início dos sintomas. Este medicamento reduz ou elimina os riscos de sequelas ao paciente.

        Ao capacitar sua equipe, o Hospital Regional Santa Lucia aprimora o atendimento aos pacientes de AVC, pois a redução do tempo de espera e a medicação rápida são fundamentais para que o paciente sobreviva e se recupere com poucas ou até mesmo sem sequelas.

A participação no PROJETO ANGEL torna o Hospital Santa Lucia habilitado e qualificado como Centro de Referência em Tratamento de AVC, no Brasil.





Fonte: Hospital Regional Santa Lucia

TAVOLA ASSESSORIA IMOBILIARIA
ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface