Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

PC recupera 39 toneladas de arroz em operação e apreende suspeitos de facção

Publicada em 28/07/2020

  • PC recupera 39 toneladas de arroz em operação e apreende suspeitos de facção

Nesta terça-feira (28), a DRACO de São Luiz Gonzaga deflagrou uma operação policial que teve como objetivo desbaratar uma organização criminosa que atua há mais de cinco anos na região Sul do Brasil no desvio/furto de cargas de grãos. As investigações, realizadas em conjunto com a DP de São Miguel das Missões, apuraram que o grupo criminoso que investia dinheiro na compra de veículos, caminhões e imóveis na região de Cruz Alta e Ijuí.

A organização criminosa, baseada na cidade de Cruz Alta e Ijuí, já causou prejuízos que superam bilhões de reais, segundo estimativas extraoficiais da empresa APISUL. Cooperativas agrícolas e pequenos silos estão entre as principais vítimas.

A ação policial desencadeada nesta terça, teve inicio no domingo passado (26), com o monitoramento dos investigados enquanto preparavam o caminhão que seria usado no desvio de uma carga de arroz. Durante a segunda, o caminhão foi monitorado indo a Pelotas, onde entrou numa empresa e foi carregado com uma carga de 39 toneladas de arroz, que deveria ser entregue no Estado do Maranhão.

 Logo no início do trajeto, a carreta alterou a rota e rumou no sentido de Cruz Alta, uma das bases do grupo criminoso. Nesta madrugada, em uma ação policial conjunta da DRACO de São Luiz Gonzaga com a 1° Batalhão Rodoviário da BM, PRF e Brigada Militar, flagrou-se os criminosos no momento exato em que chegaram com a carga de grãos (arroz) em Cruz Alta, onde seria descarregada e vendida com notas frias. No momento em que os criminosos começaram a descarregar a carga de grãos, foram surpreendidos por equipes da Polícia Civil, BM, 1° Batalhão Rodoviário da BM e PRF.

As cargas de arroz invariavelmente são levadas para uma empresa localizada próximo da região metropolitana, sendo entregues numa empresa especializada em comercialização de arroz.

O grupo criminoso possui vários integrantes. Possuem vários caminhões registrados em nome de “laranjas”, havendo grande alternância de motoristas.

A carga desviada e recuperada na operação policial desta terça-feira foi avaliada em R$120.000,00 e devolvida para a empresa vítima do golpe.

As investigações prosseguem na DRACO de São Luiz Gonzaga com o objetivo de identificar e prender todos os demais integrantes da organização criminosa.

Durante a operação, ainda foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cruz Alta e Ijuí/RS, em empresas e casas de suspeitos de integrarem a organização criminosa.

As investigações ainda pretendem identificar o patrimônio auferido pelo grupo criminoso, para que as cooperativas, pequenos silos e empresas lesadas sejam ressarcidas. Os nove presos foram autuadas pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e organização criminosa e encaminhados ao Presídio de Cruz Alta.



Fonte: Policia Civil

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface