Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SMS elabora protocolo sugestivo para tratamento de casos de Covid-19

Publicada em 08/07/2020

  • SMS elabora protocolo sugestivo para tratamento de casos de Covid-19

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando ações para a prevenção e combate do novo coronavírus. A partir desta semana colocou à disposição da Rede Municipal de Saúde mais um instrumento que poderá ser usado pelos profissionais, com o objetivo de oferecer a possibilidade do uso de medicamentos, como por exemplo, a hidroxicloroquina, azitromicina e sulfato de zinco, para tratar os casos suspeitos de Covid-19, ou pacientes com resultado positivo que se encontram em isolamento domiciliar. Para isso, foi elaborado um protocolo sugestivo, conforme orientações do Ministério da Saúde e do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Esse protocolo sugestivo será usado segundo o critério do médico na fase I da doença. Apesar de não existir tratamento medicamentoso eficaz comprovado para o Covid-19, conforme a fisiopatologia da doença, algumas medicações vêm sendo estudadas e podem se mostrar eficazes se usadas precocemente. 

 

Como citado anteriormente, o uso destas medicações é sugerido para fase I da doença, preferencialmente nas primeiras 48 horas após aparecimento dos sintomas, com aplicação de termo de consentimento livre e esclarecido. O paciente e seus familiares serão orientados a respeito da inexistência de estudos clínicos que tenham evidenciado benefício claro destas medicações, bem como sobre liberação para uso pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina a critério médico em situação de pandemia e risco de efeitos adversos.

 

A SMS salienta que este protocolo sugestivo não constitui em uma imposição para tratamento de pacientes com Covid-19. Ou seja, o médico tem autonomia para exercer sua profissão nos atendimentos dos pacientes, conforme previsto no Código de Ética Médica. Além disso, não deve ser usado como automedicação pela população, pois necessita da avaliação, orientação e prescrição do profissional médico que tem total autonomia para prescrever ou não.

 

O Ministério da Saúde até o momento não disponibilizou nenhuma medicação para o tratamento. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu medicamentos como hidroxicloroquina e sulfato de zinco por meio de um contrato com a farmácia de Manipulação Sulfarma.

 

Essas medicações estarão disponíveis aos pacientes que consultarem na atenção básica. O procedimento funciona da seguinte maneira: o paciente deve consultar com o médico de sua estratégia e, se ambos optarem pelo uso dessas medicações, o profissional da saúde fará uma receita médica em duas vias de controle especial e o termo de consentimento assinado pelas duas partes. A retirada dessa medicação, como azitromicina e tamiflu, pode ser realizada na Farmácia Pública Municipal com receita e cartão do SUS do paciente. Já as outras medicações podem ser retiradas na farmácia de manipulação Sulfarma através da apresentação do cartão SUS do paciente, receita e termo assinado por ambos.

 

- A Sul Farma farmácia de manipulação, está localizada na Rua Pinheiro Machado n° 338, Sala B, telefone (55)3322-3492, o horário de atendimento é de segunda a sexta das 08h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, e nos sábados das 8h30 às 12h.

 

- A Farmácia Pública Municipal, está localizada na rua Pinheiro Machado, esquina com a Rua Professor Annes Dias, n° 1437, telefone (55) 3322-5752. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h sem fechar ao meio dia e aos sábados e dias de ponto facultativo das 8h30 às 11h30.  



Fonte: Secretaria de Saúde de Cruz Alta

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios
POP ROCK 105.1

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface