Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vilson Roberto recebe título de Prefeito Amigo da Criança pela segunda vez

Publicada em 02/07/2020

  • Vilson Roberto recebe título de Prefeito Amigo da Criança pela segunda vez

Nesta quarta-feira (1), a Fundação Abrinq divulgou o seleto grupo de municípios e gestores que receberam o prêmio de Prefeito Amigo da Criança pelas ações desenvolvidas referentes as políticas públicas voltadas à infância e juventude. Entre eles está Cruz Alta. Esta é a segunda vez que o prefeito Vilson Roberto é agraciado pelo título. 

O PPAC tem como intuito mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes no planejamento e na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O programa cobre, em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal. 

Do total de 5.570 municípios brasileiros, somente 2.300 aderiram ao programa. Destes, 125 implementaram de fato as ações. No Rio Grande do Sul apenas oito municípios receberam o título.

Para Vilson Roberto, esse reconhecimento é fruto do trabalho de todos os envolvidos. “O mais importante desse Programa é que assumimos todos um objetivo comum. Conseguimos olhar e colocar nossa energia para um único personagem, que se desdobra em milhares de vidas: as crianças, os jovens, nossa esperança no futuro”, afirma. 

Cruz Alta aderiu ao Prefeito Amigo da Criança cinco vezes e foi premiada em duas edições. São elas: 2009-2012 e 2017-2020. Segundo a articuladora do programa no município, Márcia Lamaison, além dos três eixos do PPAC, que são saúde, educação e desenvolvimento social, a Administração Municipal optou por incluir também esporte e cultura. “Trabalhamos de uma forma intersetorial para que todas as ações contemplem a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes”, relatou Márcia. 

“Nosso agradecimento é por todas essas vidas que estão melhores por conta do trabalho de cada um dos servidores públicos, dos agentes políticos e dos membros dos conselhos municipais que acreditam no que fazem”, destaca o prefeito. 



Pontos destacados em Cruz Alta



·         Aumento de 23,1 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior. De 49,50%, em 2016, para 72,60%, em 2019.



·         Redução de 2,4 pontos na taxa de mortalidade infantil do município. De 11,8 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 9,4 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018.



·         Aumento de 13,2 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 38,9%, em 2016, para 52,1%, em 2019.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cruz Alta

prumo condominios
CLARO
Rádio Cruz Alta

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface