Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos

Publicada em 29/06/2020

  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos

Chegou o mês de junho já é tradicional, as escolas começam a se preparar para as festinhas juninas com muita comida típica, música, dança e estudos temáticos. Neste ano, mesmo com a pandemia não foi diferente. Assim como estão constantemente inovando nas formas de dar aulas, os professores inovaram também na hora dos festejos típicos.

As ações das escolas diminuem o impacto do distanciamento social na vida das crianças de Cruz Alta. Dentre as maneiras encontradas para fazer a festa, está a ideia da EMEI Dalila Schmidt, que preparou uma cestinha junina que foi entregue para os pais. A EMEI São Francisco realizou o “Drive Thru da Saudade”, onde pais passavam de carro e os alunos puderam pegar pipoca e rever as suas profes.

Aconteceram também as festinhas caseiras, como as organizadas pela EMEI Justina Ajalla, onde cada família que pode organizou em casa a sua comemoração e depois compartilhou as fotos e vídeos com a comunidade. Diversas escolas realizaram as suas programações, cada uma do seu jeito e considerando a realidade dos seus alunos, sempre obedecendo as normas de segurança e de distanciamento social.

Giane é mãe da Bela, aluna da EMEI São Francisco, e deixou seu depoimento nas Redes Sociais elogiando a solução que a equipe da escola encontrou para manter a comemoração junina durante a pandemia. “Em meio a uma pandemia onde não podemos nos abraçar, não podemos nos tocar, e em meio à tanta pessoa rancorosa querendo se valer desse momento tão triste para todos a EMEI São Francisco teve uma ideia maravilhosa. Nosso Drive Thru Junino da Saudade foi lindo, emocionante e cheio de amor! Mesmo à distância e com todos os protocolos sendo seguidos à risca, foi possível ver o amor, carinho e gratidão dos nossos pequenos à essa Equipe maravilhosa! Muito obrigada por proporcionarem esse momento tão lindo à minha Bela, ela amou e pôde matar um pouquinho da saudade (mesmo de longe). Continuem assim, pensando no bem, agindo com responsabilidade e amor (como sempre é feito). Eu ameeeeei, a Bela amou e isso é o que fica em nossos corações, o resto é somente o resto!”, escreveu Giane.

Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Graciela Salgado, a imaginação e a criatividade das professoras tem sido extraordinária. “ As crianças festejam em casa e a professora na frente do celular canta, dança, pula fogueira com as crianças. Cada um na sua casa, mas interagindo de uma forma tão próxima. Os professores não deixaram de estar em contato com as crianças que fazem parte da sua escola e da sua turma. A gente agradece aos pais das crianças por também se desdobrarem para que as crianças não esqueçam das suas professoras, dos seus colegas e da escola, porque logo tudo isso vai passar e esse vínculo precisa se manter forte, unido. Muitas dificuldades ainda vêm pela frente, mas nós temos que pensar que a afetividade é o melhor caminho pra passar qualquer tipo de dificuldade”, destacou a Coordenadora.

A entrega de mimos de São João para as crianças da EMEI Dalila Schmidt foi feita com muito amor e carinho. Saquinhos com vários doces típicos da festa caipira foram preparados pelas professoras da escola, que buscam manter a proximidade com os seus alunos. “A cada reunião on-line que fazemos a maior preocupação é mantermos o vínculo com as crianças, mesmo a distância estamos sempre nós comunicando com eles através dos grupos do Whats. E a ideia de fazer um mimo da festa junina para entregar às crianças surgiu nessas conversas. Foi muito positivo, avisamos a comunidade e todos os pais foram até a escola buscar. Ficaram muito felizes pela lembrança”, contou a Diretora Jaqueline Cardoso Nunes.

A EMEI Justina Ajalla contou com a participação dos pais para que as festinhas fossem realizadas em casa. A diretora Valquiria Altmayer relatou que o arraial aconteceu de acordo com a organização de cada lar. “Lançamos a ideia na segunda-feira para que as famílias pudessem se organizar durante a semana, porque as crianças sempre amavam a festa junina da escola. Então os pais fizeram no dia que ficava melhor para cada um e comemoraram seus filhos. Muitos fizeram e disseram que amaram preparar tudo e as crianças ajudaram muito. Nós ficamos maravilhadas com a criatividade e conseguimos matar um pouco a saudades que estamos dos alunos através de fotos e vídeos”.



Fonte: Secretaria de Educação de Cruz Alta

Confira outras imagens

  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
  • Escolas Municipais adaptam Festa Juninas e fazem a diversão dos alunos
prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface