Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

UPA também conta com centro de triagem para o Covid-19

Publicada em 25/06/2020

  • UPA também conta com centro de triagem para o Covid-19

Segundo dados do SIMUS - Sistema Integrado Municipal de Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento Municipal - UPA 24h, atende em torno de 50 a 60 pacientes diariamente. Além disso, conta com uma sala interna, sendo utilizada como um centro de triagem específico para atendimento de pacientes sintomáticos de covid-19. Isso se deve, através da organização da rede de atenção básica de saúde, iniciada em março pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No mês de março, em parceria com o Exército Brasileiro foi realizada a montagem das tendas, em frente a unidade. O motivo, explica a secretária municipal de Saúde, Marindia Borges Santos, é pelo qual não haver na época previsão ou conhecimento do número de casos de covid19 em Cruz Alta. “Nós estávamos organizando a rede para esses atendimentos, e vendo que muitos municípios também estavam se movimentando para ter aquelas tendas de triagem, assim entendemos que Cruz Alta também deveria contar com a estrutura.

” Outro fato decisivo para a montagem das tendas foi em relação ao grande fluxo de atendimentos da UPA em março. Com isso a ideia foi o respeitar o distanciamento social, seguindo as normas técnicas da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. “A UPA estava com um grande número de atendimentos diários, de rotina, e por isso era necessário montar o centro de triagem, organizamos a tenda e uma equipe definida da própria UPA para realizar o atendimento”, ressalta.

No entanto com a organização da rede para atendimento das pessoas, resultando nas unidades de saúde estarem dando conta da demanda de atendimentos, uma sala interna na UPA também está sendo utilizada como um centro de triagem, específico para atendimento de pacientes sintomáticos de covid-19.

Com a redução do fluxo de atendimento da UPA em 50%, a Administração Municipal, através da SMS decidiu que não há mais a necessidade das tendas externas, com isso elas serão retiradas. Outras ações estão sendo planejadas para atendimento aos casos de Covid-19.

Vale ressaltar que a parceria com o exército segue acontecendo em outras ações, em conjunto com a Administração Municipal, como por exemplo, as barreiras sanitárias, que nesta semana está sendo realizada na Avenida Saturnino de Brito, próximo ao “trevo do gauchinho”.

Para mais informações a Unidade de Pronto Atendimento Municipal - UPA 24h, está localizada na Avenida Venâncio Aires, n° 1781, os telefones são (55) 3303-7124, (55) 3322-4853.

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface