Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS conta com projeto Tele-UTI para médicos que tratam pacientes com Covid-19

Publicada em 23/06/2020

  • RS conta com projeto Tele-UTI para médicos que tratam pacientes com Covid-19

Hospitais do Rio Grande do Sul que possuem leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes de Covid-19, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contam o projeto de consultoria Tele-UTI Covid-19, do Ministério da Saúde. Por meio de uma linha telefônica para ser acessada 24 horas, médicos intensivistas podem fazer consultas em videoconferências com as equipes de consultores dos hospitais de excelência que fazem parte do projeto.

A responsável pela iniciativa no âmbito da Secretaria da Saúde (SES), Andrea Leusin de Carvalho, diz que o objetivo do projeto é auxiliar as equipes médicas, transmitindo informações baseadas em evidências científicas e disponibilizando protocolos atualizados para o manejo da Covid-19. “Durante o atendimento, os profissionais podem tirar dúvidas sobre condução dos casos por meio de telefone ou vídeo”, afirma. Segundo ela, entre as equipes das UTIs e os consultores são realizadas reuniões online diárias, onde fazem, por exemplo, discussão de casos de Insuficiência Respiratória Aguda Grave e de Covid-19.

Andrea informa que o papel da SES é sinalizar, ao Ministério da Saúde, quais os hospitais gaúchos estão elegíveis ao projeto, além de realizar a articulação entre as instituições. Técnicos dos departamentos de Ações em Saúde, de Regulação e de Atenção Hospitalar e Ambulatorial estão envolvidos nessa atividade. “Também auxiliamos na divulgação e na sensibilização das instituições para a participação nesta ação”.

A iniciativa auxilia, ainda, no gerenciamento do fluxo de pacientes, estabelecendo critério de admissão e alta da UTI. Ela salienta que “além do mérito de fornecer ao paciente o tratamento de excelência, com as melhores evidências científicas do momento, estas consultas online contribuem para diminuir o tempo de internação nas UTIs, favorecendo o giro dos leitos, fator importante durante a pandemia”, avalia.

O critério de inclusão dos hospitais é ter no mínimo 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. A lista dos hospitais participantes é dinâmica e atualizada toda semana conforme a demanda de cada serviço e número de pacientes internados com suspeita de Covid.

Hospitais menores, mesmo que não tenham os critérios para inclusão no Tele UTI- Covid, bem como as Unidades de Pronto Atendimento-UPAS, com casos suspeitos de Covid, podem acessar o 0800 970 0311- disponível 24h, podendo tirar dúvidas sobre protocolos ou tratamento.


Fonte: Saúde RS

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface