Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Hospital São Vicente inicia mutirão para zerar a fila de espera de biópsias

Publicada em 12/06/2020

  • Hospital São Vicente inicia mutirão para zerar a fila de espera de biópsias

Para zerar a fila de espera de pacientes que aguardam a realização de biópsias, o Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), dará início neste sábado, 13, do primeiro mutirão de biópsias.

A ação de iniciativa do HSVPCA, tem como meta zerar a fila de espera dos pacientes que aguardam a realização do exame nos municípios de abrangência da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde. A previsão é que sejam realizadas cerca de cem biópsias de mama, hepática, pulmão, sistema urinário, próstata e de tireoide.

Segundo o diretor do HSVPCA, Roger Esteves, o objetivo do mutirão é zerar a fila de espera e antecipar o diagnóstico da doença. “Através de um esforço conjunto entre o hospital e o governo do Estado vamos zerar a fila de espera dos pacientes que estão aguardando a realização de biópsias. Essa ação demonstra a nossa preocupação com o bem-estar e a saúde das pessoas, mas acima de tudo a nossa responsabilidade com a saúde pública. Em tempos de pandemia, precisamos também cuidar do diagnóstico precoce e no tratamento de outras doenças”, destacou o diretor.

O Núcleo Interno de Regulação do HSVP entrou em contato com os pacientes que estão na lista de espera para repassar a data do exame e as recomendações que cada um deverá seguir na data marcada. Como medida de precaução ao novo coronavírus o mutirão será realizado entre os meses de junho e julho, conforme a data e horário comunicado aos pacientes pelo NIR.

A coordenadora regional de Saúde da 9ª CRS, Débora Teichmann Rodrigues falou sobre a importância da iniciativa. “Através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Hospital São Vicente foi elaborado um plano operativo para a apresentação de serviços a nossa comunidade. Um dos serviços elencados como prioritários no plano, foi a realização do mutirão de biópsias que serão disponibilizados aos pacientes da 9ª CRS. O mutirão de biópsias retrata a nossa preocupação em zerar essa fila de espera e com a saúde pública”, frisou a coordenadora.

A realização do mutirão de biópsias é fruto de emendas parlamentares destinadas ao HSVPCA no ano passado e inseridas no Plano Operativo apresentado pela instituição à SES.

Para a médica Oncologista, Clarissa Caldeira Bohn o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento da doença. “Nossa preocupação é buscar o diagnóstico precoce da doença, evitando que o tumor seja detectado de forma tardia. Essa ação tem como finalidade zerar a fila de espera dos pacientes que estão aguardando a realização de biópsias e oferecer o tratamento adequado. Reiteramos nosso pedido para que os pacientes contatados compareçam ao local no horário agendado e que cuidem para não perderem seus exames. O câncer quando mais cedo for diagnosticado, melhor o prognóstico de vida do paciente”, disse a médica.

O médico Radiologista da Clínica RAD+ Radiologia, Guilherme Galante Heuser falou sobre a ação conjunta para a realização do mutirão. “Esse esforço conjunto entre o Hospital São Vicente de Paulo, os municípios de abrangência da 9ª CRS e da Clínica RAD+ Radiologia, tem como objetivo pesquisar através da biópsia os pacientes com lesões suspeitas de câncer e avaliar o tratamento adequado caso seja detectada a doença.  A biópsia também auxilia na detecção do tipo de câncer, o que permite o tratamento adequado aos pacientes”, destacou o médico.  

 

Fonte: HSVPCA

UNINTER
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface