Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

SEDAC lança edital para financiamento de projetos culturais digitais

Publicada em 10/06/2020

  • SMCT lança edital para financiamento de projetos culturais digitais

A Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC e a Universidade FEEVALE abriram inscrição para financiamento de Projetos Culturais Digitais através de edital que pode ser acessado na página www.feevale.br/facdigitalrs e tem como objetivo selecionar 1.940 projetos que desenvolvam a produção e a disponibilização de conteúdos culturais em ambiente virtual, que receberão financiamento de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) cada.

A inscrição será realizada por meio de Formulário de Inscrição, na página www.feevale.br/facdigitalrs, a partir das 10h do dia 8 de junho até as 10h do dia 18 de junho de 2020.

Os projetos podem ser individuais ou coletivos e devem apresentar conteúdo cultural digital inédito e ser postado em qualquer plataforma da internet.

Quem pode apresentar projetos culturais: pessoas físicas que exerçam atividade remunerada na área cultural há pelo menos um ano, mantenham domicílio no Estado do Rio Grande do Sul e possuam registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e conta bancária individual.

Quem não pode participar: os servidores públicos e os responsáveis por Cadastro Estadual de Produtor Cultural (CEPC) em situação irregular, suspenso ou impedido.

Para quais setores: Artes visuais; Audiovisual; Artesanato; Culturas Populares; Cultura Viva; Circo; Diversidade Linguística; Dança; Livro, Leitura e Literatura; Memória e Patrimônio; Museus; Música e Teatro.

Os projetos que se enquadrem em mais de um setor, desenvolvendo conteúdos integrados e/ou transversais, devem se relacionar na categoria Transversal.

O total de 100 (cem) projetos culturais de cada um dos 13 (treze) setores culturais tem vaga assegurada.

Fique ligado: para projetos do interior do Estado, são asseguradas a proporção de 70% (setenta por cento) para cada setor e para a categoria Transversal.

Atenção: apenas um projeto inscrito com o mesmo CPF, pois será considerado o último projeto inscrito e os demais serão desclassificados.

Caso selecionado, o proponente de projeto cultural contemplado deverá apresentar os seguintes documentos para contratação: a) documento de identidade; b) CPF - PIS/PASEP; c) comprovante de residência; d) conta bancária; e) registro efetivado junto ao CEPC - Cadastro Estadual de Produtor Cultural da Sedac na página eletrônica www.procultura.rs.gov.br.

Depois de assinado o contrato, o proponente selecionado terá 60 (sessenta) dias para desenvolver seu projeto e deverá enviá-lo à Comissão de Admissibilidade e Seleção que verificará a adequação do projeto executado e submeterá seu parecer à Comissão Julgadora para homologação.

As informações postadas sobre o conteúdo produzido devem circular em redes sociais utilizando a hashtag #culturaessencial, #facdigitalrs, #feevale e #feevaletechpark na legenda do conteúdo, marcando os perfis da Secretaria de Estado da Cultura e do Feevale Techpark quando postadas no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. As postagens devem, quando couber, apresentar mensagens de cunho educativo e preventivo contra a Covid-19.

Os proponentes que tiverem a execução do projeto confirmada receberão o pagamento pela prestação do serviço em até 10 (dez) dias após a homologação, mediante transferência do valor para a conta bancária do proponente, com retenção de 20% a título de INSS.

Leandro Dal Forno, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, acredita que o edital é essencial para a manutenção dos agentes culturais e artistas. “Com o avanço da epidemia de coronavírus, um dos setores mais afetados foi o da cultura, visto que muitos profissionais da área são autônomos e estão enfrentando dificuldades financeiras por não poderem exercer suas funções. Desta forma, este auxílio vem em boa hora. É uma ferramenta essencial de manutenção à arte e à cultura.

Em Cruz Alta, a Secretaria de Cultura e Turismo está disponibilizando orientação aos interessados de segunda à sexta, das 9h às 12h ou nos demais horários através do Whats App (55) 991620661.

TAVOLA ASSESSORIA IMOBILIARIA
Auto Demolidora Condor - Ferro Velho
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface