Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Policia Civil lança Campanha Mascara Roxa, contra a violência doméstica

Publicada em 10/06/2020

  • Policia Civil lança Campanha Mascara Roxa, contra a violência doméstica

O enfrentamento à violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul é a prioridade da Campanha Máscara Roxa, lançada nesta quarta-feira (10), com a participação da Polícia Civil. Com a iniciativa, mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Os atendentes estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. A campanha inicia numa rede voluntária instalada na maioria dos municípios gaúchos, mas está aberta para novas adesões de farmácias interessadas em participar.

A campanha é uma iniciativa do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e se concretiza a partir de um termo de cooperação assinado em conjunto com órgãos ligados aos poderes Executivo e Judiciário e entidades ligadas à pauta das mulheres.

“É uma ação para salvar vidas. Os casos de violência contra as mulheres aumentaram no período da quarentena, mas há subnotificação, visto que as mulheres não conseguem sair para ir à delegacia. Até mesmo fazer uma chamada para o 180 passa a ser arriscado pela proximidade constante com o agressor”, explica o deputado estadual Edegar Pretto, que é coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas.

Em abril, durante o período de isolamento devido à pandemia, aumentou em 66,7% o número de casos de feminicídio no RS em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, 10 mulheres foram assassinadas este ano por questões de gênero em um mês - foram 6 em 2019, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No Brasil, o número de feminicídios cresceu 22,2% nos meses de março e abril, em 12 estados, em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ano passado, foram 117 vítimas nesses dois meses. Já este ano, 143.

Para a Chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, “o isolamento social tem sido mais um desafio no combate à violência contra a mulher. Por isso, novas ferramentas foram lançadas pela Polícia Civil como a ampliação da Delegacia Online para registros de fatos de violência doméstica e a criação de um número de WhatsApp para denúncias – 51 98444 0606. O serviço digital de denúncias fará parte da campanha, engajando a sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres”.

 

Adesão e lançamento da campanha

Além das farmácias que já estão na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. Segundo Edegar Pretto, o objetivo é envolver também farmácias que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho ElesPorElas: 051 99199 3641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com. Para isso, serão realizadas mobilizações regionais com gestores municipais, empreendedores da área e representantes de instituições e órgãos que integram o Comitê.

O lançamento oficial da Campanha Máscara Roxa ocorreu nesta quarta-feira, 10 de junho, às 10 horas, numa live nas redes sociais, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações. A transmissão foi feita pela página do Comitê Gaúcho ElesPorElas - facebook.com/ComiteGauchoImpulsorElesPorElasHeForShe, e parceiros.

Fonte: Policia Civil

Rádio Cruz Alta
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface