Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Na semana mundial do meio ambiente, coleta seletiva é renovada

Publicada em 06/06/2020

  • Na semana mundial do meio ambiente, coleta seletiva é renovada

Nesta semana, após um ano da implementação da Coleta Seletiva em 44 bairros de Cruz Alta, o Prefeito Municipal Vilson Roberto Bastos dos Santos garantiu, em parceria com a Unicruz, a renovação do termo de fomento da coleta seletiva em 70% da cidade.

De acordo com o Coordenador de Meio Ambiente, Diones da Silveira, "a notícia da continuidade desta iniciativa é fundamental para comemorarmos a semana mundial do meio ambiente, pois são experiências locais que proporcionam impactos globais, pois mesmo com a pandemia, no último mês foram retirados do meio ambiente 31.685,2 quilos de materiais recicláveis, que foram transformados em renda, para os catadores". Ele ainda comenta que "o objetivo do projeto em parceria com a Unicruz e as 4 Associações de Catadores de Cruz Alta, está mantendo a média mensal da coleta dos resíduos e isso demonstra que os objetivos estão sendo alcançados, mesmo em uma situação adversa no contexto mundial. Além disto, o projeto da coleta sendo realizado com o fomento da Inatecsocial/Profissão Catador/Unicruz contribui no combate contra a dengue, pois não podemos falar de meio ambiente sem colocarmos em pauta a questão da saúde pública", acrescenta.

De acordo com o motorista/catador Tiago Dias, "é gratificante perceber que o nosso trabalho é mantido e valorizado para nossa emancipação social". A catadora do Bairro Jardim Primavera 2, Silvia Ribeiro, fala sobre a importância da educação ambiental, relatando que tem um conhecido que separa os recicláveis na Santa Terezinha em um big bag e nunca vem misturado. "A ideia dele poderia ser multiplicada, se as pessoas tivessem a compreensão de que um simples ato de separação vem para o galpão, vira renda e ajuda o meio ambiente.  Estes cuidados com a separação dos resíduos devem ser redobrados neste momento de pandemia".

O diálogo sobre a renovação e a continuidade do projeto da coleta nos bairros teve início na manhã da segunda feira (1), quando reuniram-se na Unicruz Centro a Coordenadora da Inatecsocial Keila Ropke, o Coordenador da Start Juliano Alves, a Assistente Social Tamara Rocha, a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs, a Secretária Geral de Governo da Prefeitura Estela Maris e o Coordenador do Meio Ambiente Diones Biagini.

Na pauta também esteve a socialização das conquistas do Projeto Profissão Catador em seu percurso histórico nos diferentes eixos da sustentabilidade: social, ambiental, econômica e cultural. Naquela ocasião também foram rememorados os 14 anos de atuação da Unicruz, via projeto de extensão, junto aos catadores de recicláveis.

CLARO
Rádio Cruz Alta
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface